Frota & Cia
De acordo com dados da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, o volume de vendas do segmento leve está baixo. Dessa forma, os implementos do segmento leve registraram nos oito primeiros meses, menos vendas que os pesados. Ao todo, foram comercializados 35.938 produtos Leves ante 42.527 unidades do segmento Pesado. Assim, registrando uma diferença de aproximadamente 6.500 unidades.
Segundo Norberto Fabris, presidente da ANFIR, os resultados fazem um alerta. “Essa situação mostra que devemos manter a cautela quanto a recuperação de mercado. Isto porque, a economia nos centros urbanos não reagiu com força e já estamos no segundo semestre de 2019”.
O setor aposta que a partir da realização da Fenatran, os negócios podem ser alavancados. Em 2017, os 21 participantes ao evento informaram ter realizado negócios envolvendo a venda de 2 mil Reboques e Semirreboques e 150 Carrocerias sobre chassis. Dessa forma, a edição 2019 atrai expectativa. Já que a indústria de implementos rodoviários terá 46 representantes.
De acordo com Norberto, a feira será aliada importante do setor para o mercado no segundo semestre. Entretanto, o presidente lembra que o segmento pesado tem conseguido mais negócios nas últimas edições.
“Com mais que o dobro de associados no evento somado ao fato que estamos em plena curva positiva de recuperação é bem provável que as empresas realizem negócios. No entanto, a feira tem atraído mais clientes do segmento Pesado.” Norberto conclui, torcendo para um impulso nos negócios urbanos. “Esperamos que o segundo semestre traga algum alento para os negócios urbanos. Dessa forma, impulsionam as vendas de Carroceria sobre chassis”. (Frota & Cia/André Silva)