Financiamento de pesados cresce 24% no primeiro semestre

Frota & Cia 

 

O financiamento de veículos pesados novos e usados cresceu 23,8% no primeiro semestre do ano. O balanço foi divulgado pela B3, a bolsa de valores do País, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), que gerencia os cadastros de restrições financeiras de veículo.

 

No primeiro semestre, cerca de 128,8 mil caminhões e ônibus foram negociados via crédito contra 104,2 mil contabilizados no mesmo período do ano passado. De acordo com o relatório da B3, os número de 2019 de junho apontam que os pesados foram os principais responsáveis pela alta de 9,1% no total de financiamento de veículos, com 2,87 milhões de unidades.

 

Em relação aos pesados novos, o crescimento foi ainda mais potente, de 40,7%, para 59,4 mil unidades vendidas a prazo antes 42,2 mil registrada nos seis primeiros meses de 2018.

 

Além disso, estiveram aquecidas as negociações a crédito com veículos usados. No primeiro semestre, 6,9 mil caminhões trocaram de proprietários por financiamento, o que representa uma expansão de 12,1% na comparação com o volume de um ano antes, de 61,9 mil unidades.

 

As altas nos financiamentos acompanham a trajetória que o mercado de transporte vem apresentando nos últimos meses. De janeiro a junho, os licenciamentos de caminhões e ônibus acumularam 56,4 mil unidades, volume 50% superior ao notado no mesmo período do ano passado, de 37,6 mil veículos. (Frota & Cia/Ingrid Alves)