BMW e Tencent se unem por carro autônomo

O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais

 

A montadora alemã BMW e a gigante chinesa de tecnologia Tencent estão se unindo para lançar um centro de computação na China que ajudará a desenvolver carros autônomos no maior mercado automotivo do mundo, disseram as empresas ontem, por meio de nota. Segundo o comunicado, as operações do centro devem começar até o fim de 2019.

 

O centro de computação fornecerá aos carros capacidades de processamento de dados para ajudá-los a dirigir de forma parcialmente autônoma e, eventualmente, totalmente autônoma. No primeiro caso, é necessária a presença de um engenheiro no banco do motorista para assumir o comando em caso de incidentes não esperados.

 

As duas empresas não divulgaram o valor do investimento no projeto. Fontes familiarizadas com o acordo disseram que o centro será construído em Tianjin, cidade portuária localizada no nordeste chinês

 

O centro “apoiará o desenvolvimento e inovação de direção autônoma da BMW na China”, disse Jochen Goller, chefe das operações da empresa no país, em um comunicado. “A BMW pode, portanto, desenvolver soluções de direção autônoma que se ajustem melhor às condições específicas de direção na China”, disse.

 

Desenvolver soluções que se adaptem às estradas de cada país é um dos maiores desafios da indústria de carros autônomos, uma vez que os sistemas precisarão aprender regras de trânsito e costumes específicos, bem como lidar com diferentes tipos de sinalização e até de condições nas estradas.

 

No comunicado, a montadora alemã disse que, além de fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e a fabricação de carros autônomos, o novo centro de computação ajudará a alavancar diversas áreas da Tencent, como a de computação em nuvem e de análise de dados (big data).

 

Vale lembrar que a Tencent é hoje a maior empresa privada chinesa, avaliada em US$ 437 bilhões, segundo a cotação de suas ações no final do pregão de ontem na bolsa de valores de Hong Kong.

 

A companhia é dona de serviços como o WeChat, misto de WhatsApp e plataforma de meios de pagamento com mais de 1 bilhão de usuários na China. Também é dona da Riot Games, responsável pelo jogo online League of Legends, bastante popular no Ocidente. (O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais)