Polo Automotivo Fiat faz aniversário em meio a notícias positivas

Jornal do Comércio

 

Ontem 9 de julho, o complexo automotivo da Fiat em Betim, Minas Gerais, completa 43 anos de operação com bons motivos para comemoração. A planta recentemente ultrapassou o marco de 150 mil unidades produzidas do hatchback Argo e ganhou um novo laboratório de inovação para o desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0 – o World Class Center (WCC).

 

Localizado na unidade de montagem final do Polo Automotivo Fiat, o WWC é um espaço de inovação aberto e colaborativo, que reúne startups, centros de pesquisa, universidades e a cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de soluções voltadas à melhoria contínua dos processos produtivos.

 

“O WCC é o centro de excelência que direciona a inovação da manufatura no continente latino-americano. Nossa estratégia é conectar os mais diversos pontos com agilidade, criatividade e o envolvimento do maior número de pessoas com foco na transformação digital”, detalha o diretor industrial da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Francesco Ciancia.

 

Primeira fábrica de automóveis instalada fora do estado de São Paulo, o Polo Automotivo Fiat soma mais de 15,6 milhões de veículos produzidos em sua história. Até 2024, a unidade mineira receberá R$ 8,5 bilhões em investimentos – maior cifra desde a inauguração, em 1976.

 

Parte dessa quantia será usada na instalação de uma nova linha de motores. Com isso, a planta da Fiat em Betim se tornará o maior núcleo produtor de propulsores e transmissões da América Latina, com capacidade de 1,3 milhão de unidades anuais a partir de 2020.

 

A Fiat prevê 15 lançamentos de produtos até 2024, entre novos modelos, atualizações de automóveis em linha e séries especiais. Em Betim, está planejada a montagem de três novos veículos a partir de 2020 – dois deles serão SUVs, promovendo a estreia da marca no segmento que mais cresce no mercado brasileiro. (Jornal do Comércio)