Com tecnologia de F1, trator bate recorde de velocidade

iCarros

 

Um carro atingir 166 km/h não é nenhum feito histórico. Para um trator, porém, é um recorde a ser quebrado. Na Inglaterra, a fabricante de equipamentos pesados JCB conseguiu o feito de levar seu trator Fastrack 8000 (na foto acima) a inimagináveis 166,72 km/h, ainda mais levando em consideração os 11.500 kg de peso do trator mais rápido do mundo no momento.

 

Claro que, para bater o recorde, a JCB não levou um trator pesado qualquer da linha de montagem, pois diversas alterações foram feitas. Saiu o motor 8.4 turbodiesel de até 335 cv e 147 kgfm de torque e entrou um 7.2 seis-em-linha turbodiesel capaz de entregar nada menos que 1.000 cv de potência e o torque chegar a 255 kgfm. A transmissão original CVT foi trocada por uma automática de seis velocidades da ZF.

 

Pois bem, vocês viram que, além das mudanças mecânicas, o trator mais rápido do mundo tem uma aparência um tanto “pitoresca”. O gigante recebeu apêndices aerodinâmicos para auxiliar o JCB Fastrack 8000 a atingir o recorde de velocidade. Tais apetrechos foram desenvolvidos especialmente para quebrar o recorde por ninguém menos que a Williams Advanced Engineering, o mesmo time por trás da equipe Williams de F1. (iCarros/Thiago Moreno)