Governo Trump quer congelar níveis de emissões de carros

Jornal do Carro/Reuters

 

Autoridades do governo Trump defenderam a polêmica proposta de congelar os requisitos de eficiência de combustível para os níveis de 2020 em uma audiência do Congresso na quinta-feira. Eles disseram que a proposta será submetida à Casa Branca para revisão final nas próximas semanas.

 

O governo rejeitou pedidos de fabricantes de automóveis e alguns legisladores para fazer um último esforço para chegar a um acordo com a Califórnia para estender os padrões nacionais após o término das negociações em fevereiro. A administração planeja nos próximos meses finalizar uma dramática reformulação dos padrões de eficiência de combustível até 2026. Ela também tiraria da Califórnia, o mais populoso estado dos Estados Unidos, as regras mais rígidas para combater a mudança climática. E o direito de estabelecer suas próprias regras de emissões.

 

O regulamento final potencialmente enfrenta uma batalha legal de vários anos que pode deixar as montadoras no limbo sobre as emissões futuras e requisitos de eficiência de combustível. E, finalmente, diminuir o número de veículos elétricos dos EUA oferecidos pelas montadoras.

 

Houve uma audiência conjunta de cinco horas de dois subcomitês da Câmara dos Representantes de Energia e Comércio. Nela, os democratas lançaram o plano da administração como um golpe contra os esforços para combater a mudança climática. E um benefício para as companhias de petróleo. Os republicanos disseram que reduziriam os preços dos veículos e controlariam a Califórnia.

 

Padrões de emissões também devem ser mudados

 

O plano de administração de Trump visa reduzir os padrões de emissão estabelecidos pelo ex-presidente democrata Barack Obama. O governo Obama fez um salto dramático nos requisitos de eficiência de combustível, uma parte fundamental de sua agenda climática. E disse que economizaria 1,7 trilhão de dólares em custos de combustível durante a vida útil dos veículos. Mas custaria à indústria automobilística cerca de US $ 200 bilhões em 13 anos.

 

No início deste mês, 17 grandes fabricantes de automóveis, incluindo a General Motors, a Volkswagen e a Toyota, pediram que a Casa Branca retome as negociações com a Califórnia para evitar uma longa batalha judicial. Montadoras alertam que a falta de um acordo pode levar a “um período prolongado de litígios e instabilidade”.

 

As montadoras pediram um acordo “intermediário” entre os padrões da era Obama. Que exigem reduções anuais de cerca de 5% nas emissões e a proposta do governo Trump. A Reuters informou em abril que as autoridades esperavam que a regra final incluísse um pequeno aumento nos requisitos anuais de eficiência de combustível. (Jornal do Carro/Reuters)