GM pode ressuscitar jipão Hummer como elétrico

Portal Autoo

 

Durante a crise econômica de 2008 e que atingiu em cheio as montadoras dos EUA uma marca em especial “pagou o pato” da imagem associada à consumo excessivo de combustível e a uma proposta nada ecológica, a Hummer, que acabou saindo de cena em 2010.

 

Embora a General Motors tenha descontinuado outras marcas como a Saturn e a Saab, a Hummer simbolizou uma espécie de mudança de rumo na empresa, que passou a buscar uma linha de produtos mais sustentável – embora ainda fabrique milhares de picapes e SUVs grandalhões nos EUA.

 

Agora, quase uma década depois, a GM estaria tentada a dar uma nova chance para a Hummer. Mas a ideia é bem diferente da original: em vez de brutamontes beberrões um jipão elétrico.

 

A agência Bloomberg trouxe a novidade por meio de uma fonte na montadora que planeja criar uma frota eletrificada de SUVs e picapes para um futuro breve. A inclusão da falecida Hummer poderia ser uma jogada de mestre agora, afinal o mercado mundial tem sido ávido por veículos com capacidade off-road autêntica – vide o sucesso da Jeep e Land Rover.

 

E é justamente a rival norte-americana, hoje nas mãos da FCA, que está o maior estímulo para o retorno. Numa época em que clássicos como o Wrangler e o Defender estão ganhando novas leituras mais modernas, porém, mantendo um pé no passado, o jipe inspirado no modelo militar HUMVEE cairia com uma luva no portfólio da fabricante.

 

Grande demais?

 

A questão hoje reside mais em que tipo de SUV a Hummer poderia lançar. Seus modelos antigos eram pesados, largos e sedentos por gasolina, mas com motor elétrico, em que pese o torque pleno, a necessidade de potência e autonomia pode ser um problema.

 

Talvez o caminho esteja apenas em buscar inspiração nessa “experiência” e trazê-la para o mundo real em um veículo menor, mas valente. Basta ver o que a Jeep conseguiu com o Renegade, um SUV que está há anos-luz do jipe original. E nem por isso foi “renegado” pelos clientes (o trocadilho foi inevitável).

 

Pensando bem, a ideia parece promissora, mas ainda existe um longo caminho até que esse Hummer eletrificado resolva aparecer no mercado. Até lá, teremos apenas a companhia dos H1, H2 e H3 do período jurássico e seu apetite insaciável por combustível. (Portal Autoo)