Frota & Cia
A Scania anuncia que recebeu mais de 8 mil encomendas da Nova Geração de caminhões, lançada em outubro de 2018, e que serão entregues ao longo do ano. Em 2019, a fabricante continua prevendo um crescimento no mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), entre 10% e 20% na comparação com 2018.
“A Nova Geração de caminhões Scania vem comprovando sua principal promessa, uma economia de combustível até 12% em comparação com a geração anterior. Os clientes já estão informando seus excelentes resultados com apenas cinco meses de uso, pois as entregas começaram em fevereiro. Ou seja, haverá ainda mais evolução do desempenho”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
De janeiro a maio de 2019, a Scania emplacou 4.638 caminhões. Portanto, uma alta de 47,8% em comparação às 3.137 do mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, o mercado acima de 16t registrou 28.297 unidades. Os dados são de acordo com levantamento da Anfavea.
Nos pesados, a Scania emplacou 4.563 caminhões. Um acréscimo de 58,7% em comparação às 2.876 de 2018. Ao todo, o mercado computou 19.964 unidades. Os destaques são os modelos R 450 (1.679 unidades emplacadas e 8% de participação) e R 500 (806 unidades).
12% de economia total de diesel
Na Nova Geração, os motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões; e receberam novos sistemas de gerenciamento inteligentes. A conta da redução de consumo, de até 12%, se divide pelo sistema de alta pressão (8%), associado com as novas instalações no cofre do motor. Além da nova aerodinâmica externa da cabine (2%) e inovações do Scania Opticruise (2%). (Frota & Cia/André Silva)