Alunos de engenharia mecânica da FEI desenvolvem soluções para o setor automobilístico

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O Centro Universitário FEI, referência no ensino das Engenharias, realizou no dia 7 de junho, a 61ª Expo MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística), no campus São Bernardo do Campo (SP). No evento, formandos em Engenharia Mecânica Automobilística exibiram os projetos desenvolvidos para concluir o curso, focados em novidades tecnológicas e de impacto para o setor e para sociedade.

 

Entre os projetos desenvolvidos, estava o SafeBus, uma solução encontrada pelos alunos para aumentar a segurança dos passageiros de ônibus rodoviário, que muitas vezes são vítimas fatais em caso de tombamento desses veículos. Um monobloco, no formato de uma espinha dorsal, foi projetado para ser aplicado nos ônibus com o objetivo de proteger ao máximo a integridade física dos passageiros.

 

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, e a eficiência das máquinas e implementos no agronegócio são fatores determinantes para esse sucesso. Com esse pensamento os alunos também desenvolveram o Ergos, um sistema para recuperar a energia térmica dos gases de escape e transformá-la em energia para o sistema elétrico, fornecendo assim um incremento de torque ao trator e consequentemente um aumento no desempenho e produção das máquinas.

 

Confira outros projetos

 

Ecoflow: estudo e desenvolvimento de um cabeçote de alta eficiência energética para um motor movido a etanol, que tem como objetivo reduzir a rotação de torque máximo e aumentar os rendimentos mecânico, volumétrico e térmico, resultando na redução de consumo de combustível.

 

BERS: Olhando para o futuro, onde uma das tendências é o desenvolvimento de veículos eficientes, o projeto BERS realizou uma análise experimental de um sistema de regeneração de energia, através do movimento oscilatório da suspensão de ônibus urbanos, tirando carga do alternador e melhorando a eficiência do motor.

 

ReTech-EGR: tecnologia que aproveita os gases da exaustão para gerar hidrogênio, que servirá como combustível para ser usado no motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

 

Spark-D: o projeto Spark-D visa a implementação de um motor que trabalha, em plena carga, em baixas rotações com ignição por compressão; e em altas rotações com ignição por faísca, unindo as vantagens dos ciclos Otto e Diesel e aumentando a eficiência do motor, além de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

 

TLK: Para reduzir o atraso nas respostas dos motores turbinados em veículos pesados, o projeto TLK utiliza e modifica componentes pneumáticos já presentes em caminhões comerciais, fazendo com que o motorista acelere menos e reduza o consumo de combustível.

 

WaterJet: Pensando na longevidade e desempenho dos motores, WaterJet é um sistema de injeção de água que corrige o efeito de detonação nos motores bicombustíveis. O estudo teve foco em reduzir a temperatura da câmara de combustão, para que a detonação seja eliminada. (Portal FEI)