O executivo substituiu Ricardo Gondo, que desde janeiro é presidente da subsidiária brasileira

AutoIndústria

 

Jorge Portugal assumiu em 1º de junho o cargo de diretor comercial para a Região Américas na Renault. O executivo responderá hierarquicamente a Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente sênior e presidente da Região Américas e, funcionalmente, a Olivier Murguet, vice-presidente executivo mundial de vendas e regiões.

 

Portugal substitui Ricardo Gondo, que passou a ser presidente da Renault do Brasil em 1º de janeiro de 2019. Com 53 anos, o executivo é formado em engenharia industrial pelo ITBA, Instituto Tecnológico de Buenos Aires, e tem MBA pelo CEMA, Centro de Estudos Macroeconômicos da Argentina.

 

“Alguns dias após anunciar o novo diretor de engenharia da Renault Tecnologia Américas, é com satisfação que dou as boas-vindas a Jorge Portugal, mais um talentoso executivo latino-americano”, comentou Pedrucci nesta sexta-feira, 14, ao anunciar o nome do novo diretor comercial. “Estou totalmente convencido de que a experiência e as habilidades dele serão um grande trunfo para alcançar nosso crescimento na região.”

 

Antes de entrar para a Renault, Jorge Portugal foi gerente geral na subsidiária argentina da Isuzu, tendo ocupado diferentes funções na indústria automotiva, tanto na América do Sul como na China. Sua experiência profissional inclui grandes empresas, como Techint, Exxon e o Grupo Volkswagen na Argentina, onde ingressou em 1998 e foi vice-presidente comercial no período de 2012 a 2015. Nos dois anos seguintes ocupou o cargo de vice-presidente de vendas e marketing da subsidiária brasileira.

 

Anteriormente, Jorge Portugal foi vice-presidente de vendas nacionais na região Sul da FAW-Volkswagen China, bem como gerente de marketing da marca Volkswagen e de gestão de vendas da Audi Argentina. (AutoIndústria)