Vendas no varejo registram queda em abril, aponta IBGE

Portal G1

 

As vendas no comércio varejista, no mês de abril, caíram 0,6% em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Esse é o pior resultado registrado desde 2015 (-1%) e também a primeira contratação para o mês em quatro anos.

 

Se comparado com abril de 2018, o mercado registrou alta de 1,7%. Com isso, acumula avanço de 0,6% no ano e de 1,4% nos últimos 12 meses. O resultado, no entanto, veio pior do que esperado pelos analistas de consultorias e instituições financeiras. Quando ouvidos pelo Valor Data, a estimativa era de 0,2% do indicador frente a março, quando houve ligeira alta de 0,1%.

 

“Ainda tem um longo caminho a ser percorrido para que o comércio varejista volte a registrar taxas semelhantes às de 2014 quando o setor bateu seu recorde de vendas”, disse a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

 

De acordo com o IBGE, a retração no varejo foi puxada pelo segmento de hipermercados (-1,8%), que caiu pela terceira vez seguida, e vestuário (-5,5%), que teve o segundo mês negativo.

 

Além disso, os números apontam que ocorreu uma queda nas vendas em 20 das 27 unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (-3,5%), Rio de Janeiro (-2,8) e Pará (-2,6%).

 

Segundo a gerente de pesquisa, desde a greve dos caminhoneiros no ano passado “os alimentos mostram uma evolução de preços”. Isabella destacou que, em abril do ano passado, a inflação acumulada em 12 meses para o segmento estava em -4,78%. Já em abril deste ano, o indicador registrou alta de 9,10%.

 

“Essa situação dificulta o crescimento da massa de rendimentos, que é o que impulsiona o consumo”, afirmou a pesquisadora do IBGE. (Portal G1)