Empresa alemã começará testes com caminhões sem motoristas em estradas

TecMundo

 

A Daimler Trucks iniciará em junho um projeto de organização global para colocar caminhões sem motoristas nas estradas até a próxima década. A companhia planeja criar um roteiro automatizado para esses veículos e configurar a infraestrutura adequada para suas atividades de transporte, incluindo uma rede completa de operações para atender a esse tipo de demanda.

 

A empresa é uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo e subsidiária da alemã Daimler AG, também proprietária da Mercedes-Benz.

 

A Daimler Trucks planeja testar nas estradas caminhões para longa distâncias com nível 4 de autonomia. Isso significa que os veículos são capazes de dirigir sozinhos, sendo opcional a intervenção humana. Para segurança, a companhia pretende construir um centro de controles, além de estações adicionais em centros logísticos.

 

Implementação da tecnologia

 

Para colocar o plano em prática, a Daimler Trucks terá como parceira a Torc Robotics – fabricante de softwares para caminhões autônomos – em sua sede na Virgínia, nos Estados Unidos. Além disso, montará uma equipe de especialistas para trabalhar em suas instalações na cidade norte-americana de Portland e em Stuttgart, na Alemanha. No futuro, ela deve ainda incluir outras localidades em sua rede.

 

A inciativa da Daimler Trucks era esperada desde janeiro deste ano, quando a companhia anunciou durante a CES 2019 o investimento de 570 milhões de dólares em caminhões automatizados.

 

“Estaremos na posição perfeita para colocar a direção altamente automatizada nas estradas, tornando o transporte mais seguro, salvando vidas e ajudando as empresas de caminhões a aumentar sua produtividade”, apontou em uma publicação Martin Daum, membro do conselho de administração da empresa. (TecMundo/Camilla Cássia da Silva)