Volkswagen faz uso de inteligência artificial para a área de RH

DCI

 

Depois de usar inteligência artificial em diversos dos seus carros, a Volkswagen agora aproveita a tecnologia de ponta para ajudar seus colaboradores. Criado pela IBM, o Watson responde perguntas dos trabalhadores direcionada ao departamento de recursos humanos da companhia.

 

O Assistente Cognitivo desenvolvido pelo RH da Volkswagen já está disponível para todos os 15.500 empregados em todo o Brasil, por meio do aplicativo VW&Eu, sendo capaz de responder perguntas sobre saldo de férias, banco de horas, plano médico, entre outras perguntas e serviços de RH que agora estão disponíveis na palma da mão dos funcionários da montadora no País.

 

A primeira experiência da Volkswagen com o Watson foi na criação de um manual digital para o automóvel Virtus que tinha capacidade de responder às principais perguntas dos motoristas. A partir disso a gigante alemã vem liderado as inovações tecnológicas nos veículos e, agora também no modo de se comunicar com seus funcionários. “Lançamos o aplicativo VW&Eu, que tornou o contato entre a empresa e os empregados muito mais próximo e interativo. Agora estamos dando mais um passo, modernizando o modo que respondemos as principais dúvidas dos empregados”, disse em nota o vice-presidente de RH da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Marcellus Puig. São cerca de 1 mil perguntas cadastradas até o momento. Mas, assim como o manual do carro, o Assistente Cognitivo aprende a cada pergunta. Todas as fábricas no Brasil participaram do desenvolvimento, ajudando com diversos sotaques. Desde o fim de 2018, o aplicativo contabiliza cerca de 1.600 conversas. (DCI/Anna França)