Skoda lança VW up! 100% elétrico com 265 km de autonomia

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Enquanto no Brasil o futuro do Volkswagen up! ainda é incerto, apesar da mudança que sofreu agora na linha 2020, na Europa, o modelo aparentemente se voltará apenas às versões elétricas. Além da variante Volkswagen, o up! também possui derivados da Skoda e da Seat, como o inédito Citigo-e iV.

 

Lançado pela Skoda, o novo Citigo-e iV é o primeiro carro totalmente elétrico lançado pela marcha tcheca. Ele traz baterias mais modernas e mudanças no motor elétrico usados no e-up!, versão elétrica do subcompacto da VW que é vendida na Europa desde 2013. Foram feitas também mudanças no visual do Citigo, que devem ser adotadas pelos modelos a combustão.

 

Debaixo do capô sai o motor 1.0 MPI três cilindros e entre em seu lugar um motor elétrico de 83 cv e 21,4 kgfm de torque. É 1 cv a mais que o up! MPI brasileiro (82 cv e 10,4 kgfm), mas o torque é maior que o do up! TSI (105 cv e 16,8 kgfm). Segundo a Skoda, ele chega aos 100 km/h em 12,5 segundos, enquanto o up! TSI faz o mesmo em 9,3 segundos.

 

Equipado com uma nova geração de baterias de íon-lítio de 60 amperes e capacidade para 36,8 kWh, o Citigo-e iV é capaz de rotar até 265 km com carga completa. A marca afirma que é possível recarregar 80% da bateria em carregamento rápido em uma hora. Já em tomadas domésticas, o tempo sobe para 4 horas e 8 minutos.

 

Em relação ao up! brasileiro, o Skoda Citigo (também o próprio up! europeu e o Seat Mii), é menor, tem vidro traseiro que não desce e lugar apenas para quatro pessoas. A dianteira difere do VW pelos faróis com desenho arredondado e dotados de LEDs diurnos. Na versão elétrica, o Skoda ganhou grade frontal fechada na cor da carroceria e grade inferior mais fechada.

 

Na traseira, a mudança fica por conta do nome Skoda impresso na tampa do porta-malas no lugar do logotipo da marca. Esse elemento de design vem sendo empregado nos últimos lançamentos da fabricante tcheca e deve ser estendido ao Citigo movido a gasolina. Sua última reestilzação foi feita em 2017, na mesma época do Volkswagen up! no Brasil. (iCarros/João Brigato)