Caminhões autônomos iniciam entregas para correios nos EUA

Reuters

 

O Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) iniciou nesta terça-feira (21) o transporte de correspondências em três estados utilizando caminhões autônomos, um passo à frente no esforço para comercializar a tecnologia para o transporte de cargas. O serviço se trata de um teste que terá duração de até duas semanas.

 

De acordo com a startup TuSimple, de San Diego, os caminhões autônomos começarão a transportar correspondências entre as instalações do USPS nas cidades de Phoenix e Dallas para ver como a tecnologia pode melhorar os prazos e custos de entrega.

 

Durante o período de teste, um motorista de segurança sentará ao volante para intervir, caso necessário, e um engenheiro ficará no banco do passageiro. Se a experiência for bemsucedida, marcará uma conquista para a indústria de condução autônoma e uma possível solução para a escassez de motoristas e restrições regulatórias enfrentadas pelos transportadores de carga nos EUA.

 

O programa piloto envolve 5 viagens de ida e volta, totalizando mais de 3.380 km ou cerca de 45 horas de condução. Não está claro se a entrega autônoma de correio continuará após o programa de duas semanas.

 

Segundo a porta-voz do USPS, Kim Frum, o trabalho com a Tu Simple é a primeira iniciativa da empresa em transporte autônomo de longa distância. “Estamos conduzindo pesquisas e testes como parte de nossos esforços para operar uma futura classe de veículos que incorporarão novas tecnologias”, afirmou.

 

A TuSimple e o USPS se recusaram a divulgar o custo do programa, mas Frum disse que nenhum dinheiro de imposto foi usado e que a agência depende da receita de postagem e outros produtos.

 

A startup já levantou US$ 178 milhões em financiamento privado, inclusive da fabricante de chips Nvidia e da empresa chinesa de mídia online Sina.

 

Os caminhões viajarão nas principais estradas interestaduais e passarão pelos Estados de Arizona, Novo México e Texas. (Reuters)