Protótipos virtuais antecipam lançamentos da Volkswagen

AutoIndústria

 

Para tornar mais eficaz o processo de desenvolvimento de novos produtos, a Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar um laboratório de protótipo virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

 

No novo espaço, que conta com sistemas alinhados à Indústria 4.0, como realidade virtual e realidade aumentada, o time da engenharia de protótipos usa tecnologias de ponta para tornar reais os carros que serão lançados futuramente.

 

Dentre os equipamentos de alta tecnologia do novo laboratório, a Volkswagen destaca o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue visualizar e sentir, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças.

 

“A nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz”, diz Markus Kleimann, vice-presidente de desenvolvimento do produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

 

A partir de informações fornecidas pelas áreas de design e engenharia do produto, o time do desenvolvimento de protótipo virtual recebe e consolida o projeto em softwares de realidade virtual e aumentada.

 

De acordo com a montadora, as imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

 

Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.

 

Também é possível interagir, abrindo as portas e o capô virtualmente, com checagem das partes mecânicas e suas respectivas montagens. Para facilitar o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60” instalado na sala.

 

Outra tecnologia destacada pela montadora é o projetor de alta resolução, no qual é possível enxergar os projetos de veículos em tamanho ampliado e com o máximo de detalhes, inclusive conseguindo um zoom para avaliar o nível de qualidade de cada textura, dentre outros pontos. (AutoIndústria)