Prefeito de Campinas afirma que BYD vai ampliar unidade do município

Diário do Transporte

 

O prefeito de Campinas, no interior de São Paulo, Jonas Donizette, afirmou que a empresa chinesa BYD vai ampliar sua unidade no município, com o objetivo de dar início ao projeto de expansão da companhia no mercado brasileiro e na América Latina.

 

Ao portal Correio, o prefeito disse que a empresa especializada em energia limpa está buscando uma área de cerca de 500 mil metros quadrados na cidade para ampliar a planta local, onde já produz painéis solares e ônibus elétricos. A intenção é iniciar a produção de caminhões elétricos e ônibus articulados até o final de 2020.

 

O prefeito visitou a sede da BYD em Shenzen, na China, na semana passada, e disse ao portal local Correio que a Prefeitura vai auxiliar na busca da área, de tamanho equivalente a 465 campos de futebol, para a expansão

 

“Não é fácil encontrar uma área assim. Para ter uma ideia, a que veio para nós, no Ciatec, para permitir nosso credenciamento do Sistema de Parques Tecnológicos do Estado, tem 300 mil metros quadrados”, afirmou.

 

Ao portal, a BYD informou que ainda não pode divulgar nenhum detalhe sobre esse projeto. A empresa, contudo, já conseguiu da Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado) a licença ambiental de operação para produzir os caminhões elétricos. A intenção é atender o contrato formalizado em 2018 para a entrega de 200 compactadores de lixo 100% elétricos à Corpus Saneamento e Obras Ltda, que atua na coleta, transporte e destinação de resíduos em seis cidades paulistas e em Vitória, no Espírito Santo. (Diário do Transporte/Jessica Marques)