Nissan Leaf chega aos revendedores no Brasil em julho

Notícias Automotivas/Portal G1

 

O Nissan Leaf está perto de chegar aos concessionários. O hatch médio elétrico da marca japonesa terá distribuição nacional iniciada em julho. O modelo será comercializado por uma rede de sete concessionários em seis cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

 

Com preço de pré-venda de R$ 178.400, o Nissan Leaf inicia a eletrificação da marca no país com um volume limitado, visto que o elevado preço em falta de infraestrutura nacional, impedem maior entrada do produto no mercado. Desde que foi anunciado no mercado, o que ocorreu em novembro de 2018, apenas 16 exemplares foram reservados com sinal de R$ 5.000.

 

Importado do Reino Unido, onde é feito em Sunderland, o Nissan Leaf já foi experimentado pelo NA durante evento no circuito de Interlagos, em São Paulo. De acordo com Guy Rodrigues, presidente da Nissan na América Latina, o elétrico não deverá ser produzido no Brasil por conta da baixa demanda.

 

Carlos Ghosn, quando era presidente da Nissan, revelou há alguns anos que o Leaf até poderia ser produzido em Resende-RJ caso houvesse incentivos fiscais e um volume mínimo de 50.000 unidades/ano. Ainda assim, com os altos custos locais e carga tributária elevada, dificilmente o hatch eletrificado será nacional em curto e médio prazo, no atual panorama brasileiro.

 

Por ora, quem comprar o Nissan Leaf, leva o carregador “wallbox” que tem instalação doméstica ou comercial, onde é possível recarregar as baterias de lítio de 40 kWh em até 8 horas. No entanto, com o dispositivo de bordo, o carregamento demora bem mais, chegando a 20 horas.

 

Com propulsor elétrico de 149 cavalos, o Nissan Leaf – em sua segunda geração – tem autonomia de 389 km de autonomia. Em sua segunda geração, o hatch tem visual mais expressivo e um ambiente muito semelhante ao de outros modelos da marca, tendo ainda monitoramento em 360 graus, faróis de LED, alerta de ponto cego, entre outros.

 

Agradecimentos ao Anderson Galppi. (Notícias Automotivas/Portal G1/Ricardo de Oliveira)