Ford Edge e Fusion têm recall de airbag

Jornal do Carro

 

A Ford Motor Company Brasil convoca os proprietários dos modelos Edge e Fusion produzidos entre fevereiro de 2006 e maio de 2011 para um reparo no defeito no módulo do airbag do passageiro. É mais um caso dos airbags defeituosos da Takata.

 

Segundo o comunicado, em caso de colisão do veículo, com abertura dos airbags dianteiros, o do passageiro pode se romper devido a uma excessiva pressão interna. Assim, há riscos de fragmentos metálicos serem lançados contra os ocupantes, com possibilidade de danos físicos graves ou até fatais. A Ford indica que, até que o componente seja substituído, nenhum ocupante seja transportado no banco dianteiro do passageiro no veículo.

 

O serviço é gratuito, o atendimento começa em 30 de maio e tem tempo estimado de 30 minutos para o Fusion de 2006 a 2009 e de três horas para o Edge e o Fusion de 2010 a 2012. Para outras informações e agendamento a Ford coloca à disposição o telefone 0800 703 3673.

 

Confira abaixo o número dos chassis envolvidos no recall:

 

Veículos – Modelo – Chassis (8 últimos dígitos) – Datas de produção

 

Fusion – 2006 – De 6R169161 até 6R244118 – De 13 de fevereiro de 2006 até 30 de junho de 2006

2007 – De 7R100617 até 7R256903 – De 1º de julho de 2006 até 26 de maio de 2007

2008 – De 8R100033 até 8R268445 – De 11 de junho de 2007 até 26 de maio de 2008

2009 – De 9R105770 até 9R203593 – De 6 de junho de 2008 até 24 de novembro de 2008

2010 – De AR107401 até AR431801 – De 10 de março de 2009 até 25 de julho de 2010

2011 – De BR100033 até BR332286 – De 14 de junho de 2010 até 30 de maio de 2011

2012 – De CR100012 até CR335596 – De 24 de maio de 2011 até 30 de março de 2012

Edge – 2009 – De 9BA13643 até 9BA74145 – De 11 de agosto de 2008 até 24 de fevereiro de 2009

2010 – De ABA00212 até ABB37827 – De 13 de maio de 2009 até 6 de abril de 2010

Airbag e Takata: Entenda

 

Segundo fontes do jornal The New York Times, os testes concluíram que os air bags eram defeituosos, mas que ao invés de realizar o recall e parar a produção, executivos da companhia ordenaram que todo o material do teste, desde relatórios, vídeos e backup dos servidores fossem destruídos para não restar prova do conhecimento da empresa sobre o problema.

 

Após as investigações mais recentes, a Takata assumiu o erro, pediu desculpas e começou um processo de substituição das peças defeituosas. Segundo a companhia, o defeito nas peças foi causado por uma falha no controle de umidade das fábricas responsáveis pela produção dos deflagradores localizadas nos Estados Unidos e no México, enquanto os componentes produzidos na unidade da Alemanha eram mantidos sob as condições ideais.

 

Entre multas, processo de reposição das peças, que precisa ser gratuito para o consumidor, a companhia que também fabrica outros componentes automotivos, entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos e Japão e vendeu suas operações para a Key Safety Systems, por cerca de US$ 1,59 bilhão. Com um lucro de cerca de US$ 6 bilhões em 2016, a conta de encargos pode chegar a US$ 10 bilhões.

 

A estimativa é que 70% dos carros em todo o mundo equipados com os air bags defeituosos da Takata ainda não tenham atendido a convocação para substituição da peça. (Jornal do Carro)