Ford produz último Focus na Argentina sob protestos contra 520 demissões

Quatro Rodas

 

A Ford realizou na sexta-feira passada (3) a produção do último Focus na fábrica de General Pacheco (Argentina), antes de encerrar definitivamente a linha de montagem da família de médios.

 

Quem alertou para o encerramento da fabricação não foi a fabricante, mas sim os próprios funcionários, que divulgaram no Twitter imagens do que seria a última unidade argentina do Focus hatch sendo produzida em solo sul-americano.

 

Além disso, um dos trabalhadores publicou um bilhete ironizando a atual situação econômica da Argentina desde a posse do presidente vigente naquele país, Mauricio Macri.

 

“Obrigado, Macri. Último Focus 2019. 520 companheiros afastados”, diz o recado, sem especificar se os trabalhadores em questão foram demitidos, colocados em regime de lay-off ou pediram dispensa via plano de demissão voluntária.

 

Procurada por órgãos de mídia locais, a Ford da Argentina não confirmou nem desmentiu as demissões, assim como também não o fez o sindicato dos funcionários do setor automotivo.

 

Entretanto, já é sabido que a empresa disponibiliza um plano de demissão voluntária na fábrica de General Pacheco desde que anunciou o fim de vida do Focus, em outubro do ano passado.

 

Vale lembrar que um plano de demissão similar começou a ser aplicado para 3 mil funcionários do complexo de São Bernardo do Campo (SP), que a companhia desativará até o fim deste ano caso não encontre um comprador – o favorito é o grupo Caoa.

 

No lugar do Focus, a Ford deve dedicar os esforços de General Pacheco exclusivamente à produção da Ranger, e futuramente a um SUV compacto-médio para rivalizar com o Jeep Compass na América do Sul. Territory e Escape são os candidatos.

 

Quanto ao Focus, ele continua a constar na lista de modelos zero-quilômetro no Brasil – isso deve perdurar até o fim dos estoques em concessionárias. (Quatro Rodas/Leonardo Felix)