São Bernardo tem o melhor transporte público do estado de São Paulo

ABC do ABC

 

De acordo com a INDSAT, Índice de Satisfação dos Serviços Públicos, os serviços de transporte prestados pela SBCTrans classificaram São Bernardo do Campo como o melhor transporte coletivo entre os municípios do Estado de São Paulo no ranking de Transporte Público. São Bernardo alcançou 582 pontos no segmento e pulou do oitavo para o primeiro lugar em cerca de dois anos.

 

O cálculo é realizado a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A opinião dos moradores é transformada no índice de satisfação a partir de uma metodologia exclusiva da INDSAT. O transporte público de São Bernardo do Campo foi avaliado em 34% de “ótimo” e “bom”, 37% de “regular” e 29% de “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 600 moradores de diversos bairros da cidade.

 

O levantamento também aponta o perfil dos cidadãos mais satisfeitos com o Transporte Público de São Bernardo do Campo, a partir do perfil dos entrevistados, separados por faixa etária, sexo e escolaridade. A aprovação é maior entre jovens de 16 a 30 anos e quando apenas a escolaridade dos moradores é analisada, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Médio.

 

A INDSAT analisa 16 serviços públicos em cada um dos municípios pesquisados. Setores como Educação, Saúde, Segurança e Abastecimento de Água são pesquisados trimestralmente pelo instituto, que elabora o histórico de satisfação. Ao todo, 36 cidades estão dentro da cobertura do instituto. (ABC do ABC)