AutoIndústria
A Volkswagen comemora a produção de 300 mil unidade do up! no País com o lançamento da sua linha 2020, que passa a ter apenas três versões – MPI, Connect e Xtreme -, que já estão disponíveis na rede da marca e custam, respectivamente, R$ 49.590, R$ 54.890 e R$ 56.890.
A opção mais simples é equipada com o motor 1.0 MPI de até 82 cv e as outras duas com motor 170 TSI de até 105 cv. Antes com cinco versões, a mudança na linha do compacto integra estratégia da Volkswagen para melhor situar seus hatches no mercado brasileiro.
O objetivo é simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, a fim de aumentar a competitividade dos seus modelos frente à concorrência e deixar de competir com modelos da própria marca, como é o caso do Polo.
Com o lançamento da linha 2020, a versão de entrada perdeu sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina e ficou 6% mais barata. Assim como as demais versões, a MPI não oferece nenhum opcional. No topo da gama, a Cross up!, que custava quase R$ 63 mil, saiu de linha e deu lugar a Xtreme, um pouco mais barata.
Todas as configurações do up! têm carroceria de quatro portas e trazem de série itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, DRL (luz de condução diurna), volante multifuncional, computador de bordo, chave tipo “canivete” com controle remoto, travamento, vidros dianteiros e retrovisores (com recursos tilt down do lado direito) elétricos e sistema de som com suporte para smartphone no painel.
Externamente as novas versões se diferenciam por alguns detalhes visuais. A básica MPR tem maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria e faróis com máscara escurecida, item agora oferecido de série na três configurações.
A Connect, que anteriormente era série especial, vem com nova roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) e faixa lateral alusiva à versão. Já a Xtreme, topo da linha, traz retrovisores na cor preta, rack de teto em chrome effect, roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) diamantada com detalhes em preto brilhante e adesivo nas laterais.
Lançado em 2014, o up! inaugurou entre os veículos Volkswagen fabricados a utilização de aços conformados a quente em sua carroceria, o que lhe permitiu atingir excelente desempenho em testes de colisão e assumir o posto de carro com o melhor índice de reparabilidade do Cesvi.
O modelo também faz sucesso no exterior, sendo líder de vendas no Uruguai. Segundo a montadora, mais de 86 mil unidades do up! já foram exportadas para os mercados da Região SAM (América do Sul, Central e Caribe). (AutoIndústria)