Com investimento de R$ 150 milhões, AGCO traz marca Fendt para o Brasil

Portal Exame 

 

AAGCO, uma das maiores fabricantes globais de máquinas agrícolas, traz uma nova marca para o Brasil, apostando na tecnologia para impulsionar a produtividade no campo. A alemã Fendt chega ao país com um investimento de R$ 150 milhões, três linhas de produtos e uma divisão localizada no município de Sorriso, no Mato Grosso.

 

A operação foi instalada na região central do país levando em consideração as demandas feitas por agricultores. “Eles querem a fábrica mais próxima deles, assistência técnica e disponibilidade de peças”, afirma José Galli, diretor de negócios da Fendt na América do Sul. Além disso, a instalação foi feita numa região que a empresa enxerga com grande potencial: o cerrado brasileiro. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com projeções da Carlos Cogo Consultoria, mostram que, de 2000 a 2019, a área plantada na região cresceu 2,4 vezes, enquanto a produção aumentou 3,8 vezes.

 

A importação das máquinas será feita diretamente da Alemanha e a divisão do Mato Grosso servirá como um modelo de negócio, que posteriormente será expandido para outras localidades do país.

 

“Nosso objetivo é alcançar os agricultores que captam valor na tecnologia”, afirma o presidente da AGCO na América do Sul, Luís Felli. A agricultura, segundo ele, precisa ser mais produtiva, eficiente e moderna para, então, estar preparada para os desafios de alimentar o mundo.

 

Tecnologia

 

O primeiro lançamento da marca no mercado brasileiro será a série de tratores 1000 Vario, com dois modelos. Os veículos serão lançados comercialmente na Agrishow, uma das três maiores feiras do mundo de agronegócio, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

 

Graças à alta potência, a fabricante afirma que o modelo apresenta um baixo consumo de combustível. Por não precisar de trocas de marcha, o veículo também possibilita, além de uma uniformidade na operação, um baixo custo de manutenção – uma vez que as peças sofrem menos desgaste.

 

Os outros dois produtos que têm comercialização prevista para 2020 são a plantadeira Momentum e a colhedora Ideal. Projeto desenvolvido integralmente no Brasil, a Momentum trabalha com tecnologia de agricultura de precisão e promete oferecer mais rapidez e eficiência no processo de plantio. A colhedora Ideal, por sua vez, contou com investimentos de US$ 250 milhões e será fabricada no Brasil e na Itália.

 

Expansão

 

Já bem inserida nos mercados da Europa e do Oriente Médio, que representam 58% dos negócios da Fendt, a empresa mira seus esforços da América do Sul – que hoje corresponde a uma fatia de 9%. O lançamento no Brasil é apenas o primeiro passo: a companhia planeja se expandir para os outros países da região nos próximos anos. O segundo país será a Argentina, onde a Fendt deve se instalar até 2020. (Portal Exame/Brunna Castro)