Volvo apresenta a Linha 2020 de caminhões

Frota & Cia

 

A fabricante de caminhões Volvo optou por não esperar até a Fenatran, que será em outubro, para mostrar algumas das novidades da Linha 2020 de Caminhões FH, FM e FMX. A principal delas é introdução de um software no motor que, combinado com outros componentes eletrônicos e mecânicos, além de um lubrificante mais avançado, identifica o torque e potência do motor adequados à topografia do trajeto e ao tipo de carga transportada, controlando com precisão a injeção de combustível e reduzindo ainda mais os custos operacionais da viagem. Batizada como Aceleração Inteligente, a nova tecnologia vem sendo testada desde o final de 2017 na Usina São Manoel, no interior do estado de São Paulo, que opera com uma frota de 35 caminhões Volvo na colheita da cana, e na empresa Cenouras Mishima, cujas viagens entre Brasília (DF), Minas e Piedade (SP) movimentam 10 caminhões FH e sete versões VM. Na Mishima, a economia de combustível ficou entre 4,5% e 5%. Já na Usina São Manoel o ganho no consumo de diesel chegou a 10%.

 

“Comparando a rotina do novo caminhão à versão anterior, a bomba de combustível apontava entre 30 e 40 litros de diferença a menos na hora do abastecimento diário”, conta Wellinton Germano da Silva, supervisor industrial da usina. O executivo calcula que, com a nova tecnologia, a economia poderá chegar a 22 mil reais por caminhão e a R$ 700 mil por safra.

 

A montadora também renovou o design externo da cabine da Linha 2020 do Volvo VM, deixando o caminhão mais parecido com o FH. São alterações pontuais, como a nova grade frontal e o para-choque tripartido, que facilitam possíveis reparos. O reajuste de preço dos novos caminhões, que já estão à venda na rede de concessionárias, é de 5% para as versões VM e de 8% para os modelos FH. (Frota & Cia/Ingrid Alves e Sonia Crespo)