Volkswagen enfrentará Tesla na China com SUV elétrico

Reuters

 

A Volkswagen planeja desenvolver um veículo utilitário esportivo (SUV) totalmente elétrico para a China a partir de 2021, que enfrentará o Model X, da líder do mercado Tesla.

 

O novo SUV planejado é o mais recente movimento na agressiva estratégia de crescimento da Volkswagen na China, onde veículos elétricos recebem tratamento preferencial do governo.

 

A VW informou que o ID ROOMZZ, que apresentou em Xangai no domingo, terá três filas de assentos e um alcance operacional de até 450 quilômetros. O carro conceito é capaz de uma “condução autônoma de nível 4”, disse a VW.

 

O presidente-executivo da VW, Herbert Diess, disse que o ID ROOMZ será o principal carro elétrico a ser lançado pela Volkswagen na China.

 

“Planejamos produzir mais de 22 milhões de carros elétricos nos próximos 10 anos”, disse Diess, acrescentando que cerca da metade dos engenheiros da VW trabalhava em produtos destinados à China.

 

Diess disse que o ID ROOMZ eventualmente será lançado em outros mercados.

 

Thomas Ulbrich, diretor de mobilidade elétrica da marca VW, disse que a montadora começará a produzir 33 carros elétricos em meados de 2023, usando a plataforma de carros elétricos modulares do grupo.

 

Ulbrich disse que o VW Group está convertendo 16 fábricas em todo o mundo para permitir a produção em massa de veículos elétricos, das quais oito fabricarão carros da marca Volkswagen. (Reuters/Edward Taylor)