Marcopolo Torino 1993 é transformado em biblioteca itinerante

Diário do Transporte

 

Ônibus é naturalmente um lugar que reúne histórias. Entretanto, um projeto levou esta missão ao pé da letra e transformou um Marcopolo Torino 1993, sobre chassi Volvo B58 articulado, em uma biblioteca itinerante.

 

O chamado Expresso da Leitura percorre ruas de Cianorte, no Paraná e disponibiliza centenas de obras literárias interativas e adequadas para crianças e adolescentes.

 

O Volvo B58 foi um chassi fabricado pela Volvo por mais de três décadas, entre 1966 e 1998. Neste período, equipou ônibus lendários, como o Nielson Diplomata, o Marcopolo Viale e o Marcopolo Torino, em questão.

 

O veículo, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu um novo envelopamento e mais 104 títulos em seu acervo neste mês de abril.

 

Agora, o veículo está circulando por todas as escolas municipais da cidade. Além das obras literárias, o articulado é equipado com ar-condicionado, plataforma para pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas e mobiliário colorido para as crianças.

 

“Fizemos essa repaginação para que o Expresso se torne cada vez mais divertido e interessante para as crianças, lembrando que a sua finalidade é incentivar e despertar o prazer pela leitura”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa.

 

Em um primeiro momento, o ônibus vai passar em todas as escolas municipais. Em seguida, o veículo retorna a cada umas das instituições com mais tempo e expande sua atuação para os Centros Municipais de Educação Infantil, conforme informado pela Prefeitura.

 

Além da leitura, em seu interior haverá cotação de histórias, com a profissional Cláudia Fernandes Barros, referência nesta atividade. (Diário do Transporte/Jessica Marques)