Ford Índia estuda fazer o que Chery fez com CAOA no Brasil

iCarros

 

Em seu processo de reestruturação global, a Ford dará mais um passo para acabar com perdas financeiras. Para evitar a saída do mercado indiano e ter retorno dos investimentos de mais de US$ bilhões, de acordo com a Reuters, a divisão local da Ford terá uma ação bastante semelhante ao que ocorreu com a Chery no Brasil.

 

No ano passado, a CAOA assumiu 50% das operações brasileiras da Chery pagando US$ 60 milhões pela ação. Na Índia, a Mahindra negocia com a Ford para comprar 51% da divisão local da marca do oval azul. Assim, a parceria entre as marcas, que já foi assinada para o desenvolvimento de um Compass de baixo custo, seria ampliada.

 

Mahindra Ford

 

Tendo 49% das operações, a Ford não precisaria mais de atuação direta no mercado indiano, sendo responsável apenas pelo fornecimento de modelos desenvolvidos em âmbito global. Assim, o controle de concessionárias e da produção dos carros Ford seria totalmente assumida pela Mahindra.

 

Vale lembrar que a atual nacional da Ford Índia é constituída puramente de carros brasileiros: Ka (chamado de Figo), Ka Sedan encurtado (Aspire), Ka Freestyle (apenas Freestyle por lá) e EcoSport. Outros modelos como Mustang e Endeavour (SUV da Ranger) são importados. (iCarros/João Brigato)