Carros para PcD – Descontos e Isenções das Montadoras

Portal Carro Bonito

 

Existe uma interpretação do percentual de isenção dos impostos na compra de veículos, onde as pessoas com deficiência têm direito, mas que podem ser um equívoco. Existem algumas propagandas que oferecem até 30% de desconto em carros 0 Km, mas que na verdade é apenas uma diferença no percentual da isenção de IPI e ICMS.

 

A verdade é que é muito difícil dar esse valor de desconto, afinal de contas, essa diferença de valores dos impostos correspondentes, não chegam a 30% do valor do veículo, e isso acaba gerando muita frustração e confusão para quem de fato, quer adquirir um novo carro com isenção.

 

Qual a real porcentagem?

 

O percentual de desconto dado em isenção de IPI e ICMS representa cerca de 21%. Essa variação pode acontecer devido a dois fatores principais, um é o de desconto dos itens dos veículos, e por isso esse percentual pode variar entre os modelos escolhidos. Ou seja, existem algumas regras de isenção e por isso algumas peculiaridades.

 

O valor do desconto também pode variar de acordo com o número de itens do veículo. Por exemplo, os itens que são contados como luxo ou superficial, não tem a isenção total. Mas o grande e principal responsável pela diferença dessa porcentagem é o bônus que a montadoras agregam além da isenção, quando são comprados nesta modalidade.

 

Bônus + isenção de IPI e ICMS

 

O bônus para PcD (pessoas com deficiência) é ofertado em todas as linhas de veículos, desde que eles estejam abaixo do limite e tenham as duas isenções de importados. Essa prática serve apenas para ajudar a aumentar o percentual de desconto e para estratégia de vendas.

É válido ressaltar que esse bônus varia de modelo para modelo e quando ele é adquirido. Isso significa que o percentual de desconto é revisado todos os meses pelas montadoras e que essa prática não serve para ajudar quem quer comprar um carro com isenção de IPI e ICMS, mas sim para as montadoras, que incentivam a compra de modelos que estão em maior volume nos estoques.

 

Raramente se vê lançamentos que tenham esse tipo de bônus, já que as montadoras esperam a demanda diminuir para oferecer com bônus. Isso quando não recusam a venda do modelo para PcD nos primeiros meses de lançamento. O que é um absurdo para o consumidor, porém, uma prática comum do mercado.

 

Estratégias das montadoras

 

A Peugeot é a campeã em dar bônus de valores altos, mesmo com as duas isenções, que o percentual de desconto chega aos 35%. A Fiat e a Chevrolet também trabalham com bônus para PcD, enquanto que a Hyundai e a Honda não são fãs do benefício e pouco oferecem em seus modelos. Já a Citroën raramente os oferece.

 

Confira uma lista com os modelos de veículos e o bônus que as montadoras oferecem (lembrando que esse percentual varia de mês para mês):

 

Peugeot: 208 Active Pack 15%

Peugeot: SUV compacto 2008 5%

Nissan: Versa Direct 5%

Nissan: Mach 10% (câmbio manual)

Fiat: Mobi 7,2%

Fiat: Cronos 4% (automático)

Volkswagen: Gol 5%

Volkswagen: Voyage 9,5% (automático)

Ford: Ka Hatch SE 4% ou 7% em outras versões

Ford: Ka Sedan SE 5,5% e 7% em outras versões

Chery: SUV Tiggo 2 5%

 

Bônus para compensar veículos fora do limite

 

Para se adequar ao limite de R$ 70.000,00, as montadoras tiram itens dos modelos, para poder vender com isenção de IPI e ICMS ao público PcD. Além disso, outra técnica muito adotada para atender essas pessoas, é oferecer descontos percentuais na aquisição de veículos com isenção IPI.

 

Conclusão

 

Dentro do percentual de desconto que o público PcD pode ter, o mínimo é de 21% e o máximo de quase 35%. O responsável por essa variação de valores é o bônus que as montadoras oferecem. Essas que oferecem bônus grandes, quando o percentual de isenção de ICMS estão acima do limite dessa isenção, o que acaba compensando a falta dela.

 

Portanto, se você for comprar um veículo com isenção, pesquise antes e compare os modelos, os itens de série, equipamentos, tecnologias, e não se esqueça de perguntar qual é o bônus que a montadora oferece. (Portal Carro Bonito)