Canaltech
A Volkswagen planeja colocar no mercado carros com capacidades de direção autônoma até 2025. Considerando empresas como a Tesla (que já disponibilizam a função em seus automóveis), Waymo e Uber (que estão pesquisando arduamente o desenvolvimento e aplicação deste tipo de tecnologia) estão bem adiantados em relação à montadora alemã. Então é melhor a “Volks” começar a correr.
E correndo ela está: a empresa já está realizando testes em condições reais de trânsito de alguns de seus carros autônomos, rotulados “Level 4” (uma denominação que indica que os veículos trabalham sozinhos na maioria das situações), pelas ruas de Hamburgo, na Alemanha.
Os veículos testados são versões autônomas do e-Golf, equipados até onde podem com tecnologia para percorrer uma seção de pouco mais de três quilômetros de extensão no que a empresa chama de “berço de testes digitais”, ou seja, uma área pública, com trânsito comum, mas comumente utilizada por montadoras para testar novos automóveis em condições reais.
Ao todo, os e-Golf testados estão equipados com 14 câmeras, 11 scanners a laser e sete radares, tudo com o intuito de evitar que os carros da Volkswagen não se envolvam em acidentes por culpa de motoristas menos pacientes ou pedestres desavisados. Segundo a empresa, cada carro tem o poder computacional de 15 laptops de alta performance.
A Volkswagen pretende utilizar os dados coletados na criação de “serviços centrados no cliente”, o que pode significar a disponibilização dos automóveis para serviços, como apps de carona, até modelos que o consumidor possa comprar por conta própria. (Canaltech/Rafael Arbulu)