Toyota anuncia acesso livre a mais de 23 mil patentes de carros elétricos

StartSe

 

A Toyota anunciou, nesta quarta-feira (3), o acesso livre com licenças isentas de royalties para mais de 23 mil patentes que detém – incluindo alguns pedidos pendentes – para tecnologias relacionadas à veículos elétricos. O período de concessão começará imediatamente e durará até o final de 2030. Além disso, a montadora fornecerá suporte técnico, por uma taxa, para outros fabricantes que estão desenvolvendo carros com a tecnologia.

 

As patentes incluem peças, motores elétricos, unidades de controle de potência (PCUs) e controles de sistema. Em relação ao suporte técnico, a Toyota oferecerá detalhes sobre os sistemas, guias de controle e explicações sobre os ajustes para veículos que utilizarão as patentes da montadora.

 

Segundo a companhia, a iniciativa será colocada em prática para ajudar a promover o uso dos veículos elétricos e auxiliar governos, montadoras e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas ao meio ambiente.

 

“Se o número de veículos elétricos aumentarem significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão padrão, e esperamos desempenhar um papel no apoio a esse processo”, disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-presidente executivo da Toyota. Segundo o executivo, o momento agora é de cooperação. (StartSe)