Brasileiro Carlos Ghosn é novamente preso no Japão

O Estado de S. Paulo

 

O ex-presidente da Nissan Motor Carlos Ghosn foi preso novamente em Tóquio no início da manhã de hoje (horário do Japão), menos de um mês após ter sido libertado sob fiança.

 

Promotores e policiais foram ao apartamento de Ghosn e levaram o executivo até o escritório da promotoria em Tóquio. Os promotores devem apresentar novas alegações contra Ghosn ainda hoje.

 

Novas acusações

 

Nesta semana, o Wall Street Journal informou que a Nissan investigava se Ghosn destinou milhões de dólares em fundos da companhia, por meio de uma distribuidora de carros de Omã para uso pessoal, possivelmente incluindo a compra de um iate. A Nissan também investigava se a empresa de Omã havia ajudado a financiar uma companhia de investimentos que tinha, entre seus donos, um filho de Ghosn.

 

Advogado de Ghosn, JeanYves Le Borgne afirmou que não há nada de errado com os pagamentos, que eram ligados a negócios. A rede de televisão japonesa NHK informou que os promotores devem citar a conexão com Omã como base para a nova prisão.

 

Em 6 de março, Ghosn foi libertado após pagar fiança, após ser acusado por crimes financeiros. Ele já foi acusado de desviar dinheiro da Nissan para o negócio de um amigo saudita que o ajudou com um problema financeiro, entre outras irregularidades. (O Estado de S. Paulo)