Como comprar o primeiro carro? Conheça cinco dicas importantes

O Tempo

 

Um levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que 70% dos jovens de até 25 anos pretendem comprar seu primeiro carro nos próximos cinco anos.

 

Diante disso, nesta edição, o Dicas Seminovos Super resolveu te dar uma mãozinha com algumas dicas para quem sonha em ter seu primeiro automóvel.

 

Antes de tudo, é preciso economizar grana. Comece fazendo uma lista de todos os seus gastos, lembrando que é importante focar o corte de gastos que são totalmente dispensáveis.

 

O ideal é ter uma lista de quais custos podem ser evitados ou diminuídos, como reduzir a frequência com que você vai a restaurantes, bares ou faz compras no shopping.

 

IPVA mais em conta

 

Entre um carro zero-quilômetro e um seminovo, além da diferença de preço, é preciso levar em conta também outras despesas.

 

É importante não esquecer que o IPVA varia de acordo com o modelo do veículo e seu ano de fabricação, sendo que os mais antigos têm valores mais baixos.

 

Ainda é essencial considerar outros gastos como seguro DPVAT, manutenção, combustível, troca de óleo, pneus e estacionamento.

 

À vista ou financiado?

 

Avalie a melhor forma de pagamento para você comprar o seu sonhado veículo. O ideal é que seja à vista, para não precisar arcar com parcelas todo mês e taxa de juros.

 

Se optar por financiamento, a dica é dar a maior entrada que conseguir e parcelar o valor restante. Para quem não tem pressa para ter o primeiro carro, o consórcio é uma opção viável, pois as taxas administrativas costumam ser bem mais atrativas do que os juros aplicados pelos bancos.

 

Manutenção

 

Se você está em dúvida se compra um carro zero ou usado, leve em consideração que ambos os casos têm lados positivos e negativos.

 

O carro novo, normalmente, não vai te deixar na mão tão cedo, além de gerar menos manutenção nos primeiros anos, porém o preço é mais alto do que um seminovo, que já costuma ter um valor abatido da depreciação, com uma boa conservação, e talvez seja hoje a melhor opção.

 

Avalie também

 

Tão importante quanto avaliar qual modelo comprar é fazer uma cotação de seguro ou proteção veicular antes de adquirir seu primeiro carro. Tenha em mente que, quanto mais novo o automóvel, mais caro será o valor a ser pago.

 

Se, de toda forma, o seguro não couber no orçamento, para não ficar 100% desprotegido contra roubo e acidentes, uma boa opção são as associações de proteção veicular, que costumam ter um custo mais acessível. (O Tempo/Igor Veiga)