Volkswagen lança versão 4×4 do Constellation 15.190

Estradão

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia seu portfólio na categoria de caminhões médios com a oferta de uma versão 4×4 baseada no Constellation 15.190. O modelo traz a experiência da engenharia da fabricante em demandas para o Exército Brasileiro, para o qual já forneceu mais de 4.000 unidades traçadas, principalmente do Worker 15.210.

 

Agora com traje civil, a empresa espera atender às necessidades de aplicações severas fora de estrada, como as enfrentadas nos canteiros de obra, nas florestas de madeira, nos campos de cana-de-açúcar ou mesmo em serviços eletricitários e de resgate.

 

O modelo, com capacidade para 27 toneladas de peso bruto total (PBT), chega ao mercado configurado com o chamado pacote Robust, conjunto de itens pensado para operações severas, como para-choques metálicos e mais curtos, grades protetoras e revestimentos internos de vinil para facilitar limpeza.

 

Os atributos para encarar os terrenos difíceis também estão na arquitetura do caminhão. O veículo traz ângulo de ataque superior a 26°, eixo traseiro com bloqueio no diferencial com acesso ao recurso por meio de botão no painel, pneus específicos para o uso com tração integral, eixo dianteiro da Marmom Herrington, fornecedora também da caixa de transferência, responsável pela distribuição da tração entre os eixos.

 

O trem de força traz motor MAN de 4,6 litros de 186 cv e torque de 71,4 kgfm de 1.100 a 1.600 rpm com tecnologia de recirculação de gases EGR, o que permite operar sem necessidade do Arla 32. A característica se apresenta como um trunfo em locais afastados, carentes de infraestrutura de abastecimento. “O Constellation 4×4 vai superar as expectativas de clientes em busca de um caminhão com vocação para o trabalho pesado, com a oferta do melhor custo de aquisição”, acredita Ricardo Yada, supervisor de marketing de produto da VWCO. (Estradão)