Montadoras em São Paulo respondem por mais de 57 mil empregos diretos

Portal do Governo do Estado de SP

 

Com o objetivo de fortalecer o setor automotivo, por meio da manutenção e ampliação de empregos, o Governo Paulista anunciou, neste mês, o Programa IncentivAuto – Gerando Emprego e Renda, que concederá descontos de ICMS para todas as empresas fabricantes de veículos interessadas em aderir à iniciativa.

 

A medida pode assegurar o emprego de milhares de trabalhadores, uma vez que serão concedidos descontos de até 25% do ICMS devido nos produtos fabricados a partir da conclusão dos projetos realizados. Para isso, as empresas interessadas deverão apresentar planos de investimento superiores, no mínimo, a R$ 1 bilhão.

 

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 57.353 trabalhadores em montadoras de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número corresponde a 51,4% dos postos gerados pelas empresas do segmento ligadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em todo o Brasil.

 

No País, são 111.442 empregados pelas companhias do ramo, de acordo com levantamento da Anfavea. Não estão incluídos, nesse caso, os produtores de máquinas agrícolas e de construção.

 

Ainda segundo a Anfavea, o território paulista abriga instalações de nove fabricantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, além de escritórios e campo de provas, entre outros: Caoa-Chery, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Mercedes-Benz, Scania, Toyota e Volkswagen.

 

Investimentos

 

Vale destacar que a montadora que aderir ao Regime Automotivo Para Novos Investimentos do Governo do Estado deverá gerar, no mínimo, 400 postos de trabalho, e todo o investimento deverá ser feito no território paulista. Entre os critérios, poderão ser aceitas propostas de novas fábricas, novas unidades de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais.

 

Inicialmente, as empresas deverão apresentar os projetos junto à Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, constituída por integrantes da Secretaria da Fazenda e Planejamento e da Secretaria Desenvolvimento Econômico.

 

Em seguida, após a aprovação, os projetos serão acompanhados pela Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, por meio de relatório demonstrativo semestral do cumprimento do cronograma de execução do empreendimento.

 

Instalações de montadoras no Estado

 

– Caoa-Chery: Jacareí

– Ford: São Bernardo do Campo, Tatuí e Taubaté

– General Motors: São Caetano do Sul e São José dos Campos

– Honda: Sumaré e Itirapina

– Hyundai: Piracicaba

– Mercedes-Benz: São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis

– Scania: São Bernardo do Campo

– Toyota: São Bernardo do Campo, Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba

– Volkswagen: São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos

(Portal do Governo do Estado de SP)