Argentina renova acordo automotivo com o México

AutoIndústria

 

Enquanto Brasil e México passaram a ter livre comércio automotivo a partir desta semana, a Argentina conseguiu renovar acerto com aquele país para a manutenção do sistema de cotas nas transações bilaterais até março de 2022.

 

De acordo com comunicado da Adefa, a associação que reúne as montadoras na Argentina, o novo protocolo estabelece uma cota recíproca com tarifa livre de US $ 701 milhões durante 2019, US$ 737 milhões em 2020 e US$ 774 milhões em 2021. A partir de 2022 passaria a vigorar o livre comércio.

 

Com relação à cota vigente até agora, os novos valores representam um adicional de 10% este ano e 5% em 2020 e 2021. De acordo com a Adefa, foram meses de negociações entre os governos da Argentina e do México até a obtenção do acordo que definiu os novos parâmetros para os próximos três anos:

 

“Em um esforço conjunto entre os setores público e privado, foi possível chegar a esse novo acordo comercial entre os dois mercados, em linha com os pedidos  da entidade”.

 

Este novo acordo substitui o Protocolo V do ACE 55, que havia estabelecido o livre comércio entre os dois países a partir de 19 de março deste ano. (AutoIndústria)