Definição de modal para Linha 18-Bronze sai em até 90 dias, diz Doria

Diário do Transporte

 

O governador de São Paulo, João Doria, e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disseram no final da manhã desta quarta-feira, 20 de março de 2019, que em até 90 dias a equipe de governo deve definir qual é o modal a ser implantado na Linha 18-Bronze, prevista para ligar os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul até a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 

De acordo com João Doria, em entrevista coletiva que teve cobertura do Diário do Transporte, o principal entrave são os custos das desapropriações. Segundo o governador, os imóveis no ABC Paulista se valorizaram e será necessário o levantamento de alternativas de meios de transporte que requeiram menos desapropriações.

 

“Estamos atentos a isso e entendendo que uma decisão do passado, não quero fazer críticas, mas nem sempre dadas as circunstâncias de hoje se aplica neste momento. Se há alternativas melhores, temos que adotar“, afirmou o governador.

 

Doria disse ainda que nada está descartado, mas o que se está avaliando é a relação custo-benefício para a definição do modal.

 

“Ainda não há uma decisão firmada a esse respeito. O que há é um grupo de estudo coordenado pelo secretário Baldy e outros secretários também, incluindo o vice-governador Rodrigo Garcia, que é nosso secretário de governo, com vista a análise do melhor modal, aquele que pode ser implantado no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta estes aspectos, é a orientação do governador e será adotada”, completou.

 

A Linha 18-Bronze foi projetada inicialmente para ser um sistema de monotrilho, que deveria estar pronto entre o final de 2015 e o início de 2016. O projeto está em seu quinto aditivo e ainda não há definição sobre o início das obras.

 

No final de fevereiro, o Diário do Transporte esteve com a direção do Consórcio Vem ABC, responsável pela implantação do monotrilho, que disse já ter adiantado investimentos na ordem de R$ 5 milhões para o início da implantação da linha.

 

As declarações do governador João Doria e do secretário Alexandre Baldy foram feitas no final da manhã desta quarta-feira em entrega de 25 ônibus novos pela concessionária Metra, do corredor ABD. Os veículos são da marca Volvo, modelo B340 M com carroceria Caio Millennium BRT.

 

Os ônibus têm ar-condicionado, acessibilidade, Wi-Fi, carregadores USB para celular, entre outros itens.

 

A diretora presidente da Metra, Maria Beatriz Setti Braga, disse que esses veículos articulados de 21 metros vão substituir ônibus menores, de em torno de 13 metros, o que vai aumentar entre 30% e 40% a capacidade da extensão do corredor Diadema-Brooklin.

 

“Nós estamos esperando dar maior conforto e pelo menos 30% a 40% mais de assentos e comodidade para o nosso cliente. É isso o que a Metra sempre primou por ter, um serviço de melhor qualidade para oferecer aos nossos usuários. São 25 veículos novos com 21 metros cada um, com ar-condicionado, tomada para celular, Wi-Fi e confortos que o mundo moderno exige”, avaliou.

 

Maria Beatriz Setti Braga disse ainda que há projetos sendo discutidos com o Governo do Estado para melhorias da infraestrutura do Corredor ABD, como modernização das paradas com o chamado pré-embarque, que é a possibilidade do pagamento da tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus. (Diário do Transporte/Adamo Bazani e Jessica Marques)