BMW pode montar novo carro no Brasil

Jornal do Carro

 

A BMW está investindo R$ 125 milhões para montar em Araquari (SC) as novas gerações de Série 3 e X4. Além dos dois produtos, há a possibilidade de a marca fazer, na planta catarinense, um terceiro, dentro do mesmo pacote de investimento.

 

Se bater o martelo sobre a fabricação desse produto, a fábrica terá oito modelos em montagem. Isso porque, além dos novos Série 3 (será nacionalizado em julho) e X4, a planta já faz o SUV compacto X1 e o X3.

 

A fábrica de Araquari também já produziu o Mini Countryman. Porém, desde o lançamento da nova geração do modelo, ele passou a ser trazido da Europa.

 

Quinto produto nacional da BMW

 

De acordo com uma fonte ligada à BMW, com os novos investimentos aplicados, a fábrica de Araquari pode fazer mais que o planejado. A adaptação seria rápida.

 

Por isso, é grande a possibilidade de que esse novo produto, se confirmado, seja montado na mesma base de Série 3 e X4. Essa plataforma também é usada no X3.

 

A mesma fonte descarta o retorno da produção de um novo produto da Mini. Informa também que o produto em estudo não é inédito (ainda não apresentado).

 

Ociosidade

 

A fábrica da BMW, inaugurada em 2014, tem capacidade para produzir 32 mil carros por ano. Atualmente, opera com apenas 35% da capacidade.

 

Além disso, se prepara para a nacionalização do novo Série 3. O modelo antigo já deixou de ser montado por lá.

 

A BMW é a única marca de luxo que está aplicando novos investimentos para nacionalizar seus produtos. A Audi, ao menos por enquanto, não vai produzir a segunda geração do Q3 no País. Ele será importado a partir do ano que vem.

 

O A3 Sedan continuará, por ora, sendo feito em São José dos Pinhais (PR). A nova geração ainda não foi revelada na Europa.

 

Há rumores sobre a nacionalização do Mercedes-Benz Classe A Sedan. A montadora, porém, não confirma a montagem do modelo em Iracemápolis (SP), que por ora faz o GLA e o Classe C (reestilizado recentemente).

 

A Land Rover também ainda não confirmou se vai nacionalizar o novo Evoque, que está sendo lançado mundialmente. Sua planta em Itatiaia (RJ) também monta o Discovery Sport. (Jornal do Carro)