Volkswagen lança caminhão para o segmento semipesados

Frota & Cia

 

A Volkswagen Caminhões lançou o Constellation 30.280, ampliando sua série no segmento de semipesados. A novidade é que o novo modelo é o único 8×2 do mercado com sistema EGR, o que dispensa o uso de Arla 32.

 

“O VW Constellation 30.280 8×2 traz todos os grandes atributos do Constellation 24.280, agora com um 4º eixo de fábrica e PBT homologado de 29 toneladas, estendendo essas vantagens ao operador que precisa de mais capacidade de carga. A novidade traz em seu DNA nosso conceito sob medida”, explica Ricardo Yada, supervisor de Marketing do Produto da VW Caminhões e Ônibus.

 

Motor

 

O motor utilizado é o MAN DO8 de 277 cv de potência Nm de torque. Equipado com segundo eixo direcional com suspensor pneumático, disponível com transmissão mecânica ZF de nove velocidades e como opção a automatizada V-Tronic.

 

Aplicações

 

O VW Constellation 30.280 8×2 é indicado para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias para baú carga geral, carga seca, tanque, sider, graneleiro, entre outras.

 

Segurança Operacional

 

O novo modelo conta com os sistemas ABS e EBD, que impedem o travamento das rodas em pisos em condições de baixa aderência e gerencia automaticamente a quantidade de força aplicada em cada roda para maximizar a potência de frenagem.

 

Para a versão V-Tronic estão disponíveis os sistemas de Controle Automático de Tração (ATC), que também pode ser adquirido como opcional para a versão com transmissão mecânica, e o Easy Start, que auxilia a partida em rampa. (Frota & Cia/André Silva)