Diário do Transporte
A Mercedes-Benz anunciou ontem terça-feira, 12 de março de 2019, um investimento de R$ 12 milhões na demonstração de veículos da marca. O valor é direcionado a este ano e 2020.
Ao todo, foram disponibilizados 21 veículos para que as empresas possam realizar testes. Dentre os ônibus, estão 11 rodoviários, 8 urbanos e dois para fretamento.
O investimento também contempla seis profissionais dedicados à demonstração, sendo três instrutores, um administrativo, um coordenador e um engenheiro de vendas que atua como consultor. O valor também inclui outros itens de orçamento do projeto, conforme informado por Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Os veículos são 100% monitorados e a Mercedes-Benz faz uma avaliação do que é melhor para o cliente no momento da demonstração, seleciona o veículo. Nós somos a única empresa com estrutura dedicada para demonstração“, disse o executivo.
No ano passado as demonstrações envolveram principalmente os clientes do segmento urbano. Em 2019, o programa está voltado mais às empresas de transporte rodoviário.
Segundo a fabricante, isso cria oportunidade para apresentar as avançadas tecnologias da linha O 500 que asseguram redução no consumo de combustível e de custos operacionais, como o Fuel Efficiency, além do alto padrão de segurança, com 14 itens, o que é uma referência no País.
Segundo Barbosa, os veículos para demonstração são em sua maioria rodoviários porque a variedade de equipamentos de segurança é maior e mais clientes podem conhecer tecnologias que não haviam tido contato anteriormente.
“A marca tem cerca de 80% de participação no mercado de urbanos, então os clientes já conhecem as tecnologias“, disse o diretor.
Fuel Efficiency: Destaque nas ações
O pacote Fuel Efficiency, segundo a fabricante, é uma das tecnologias que ganha destaque nas ações de demonstração, estando disponível nos ônibus rodoviários com motor OM 457. Conforme o modelo e os itens escolhidos pelo cliente, além das condições de operação e dirigibilidade do veículo, pode-se chegar a uma redução entre 2 e 8% no consumo de combustível, em comparação com as atuais versões dos chassis O 500.
A proposta da Mercedes é que com o Fuel Efficiency o cliente possa ganhar “no curto e no longo prazo”.
Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil. “Isso resulta numa ótima relação custo/benefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte”, garante comunicado da Mercedes-Benz.
ESP e EBS passam a equipar o O 500 RSDD com freio a tambor
Outra novidade anunciada hoje pela Mercedes-Benz refere-se ao chassi O 500 RSDD 8×2, que entra na frota de demonstração a partir de abril próximo. O modelo passa a contar, como itens de série, com os sistemas ESP (controle eletrônico de estabilidade) e EBS (sistema eletrônico de freio), agora disponíveis com o freio a tambor. Além de ampliar o padrão de segurança do veículo, essa novidade facilita a manutenção, reduzindo assim o custo operacional.
A versão ESP e EBS com freio a tambor ampliará o portfólio dos chassis rodoviários O 500 RS e RSD, que também contam com freios a disco.
Walter Barbosa afirma que com a evolução do mercado e das vendas, o O 500 RSDD deixou de ser um produto de nicho, “passando a atender um segmento de mercado em crescimento, especialmente para médias e longas distâncias e turismo de luxo”.
“Projetamos maior volume de vendas este ano e as demonstrações nos ajudam a divulgar as qualidades e diferenciais desse produto top de linha do nosso portfólio de ônibus”, afirma o executivo.
O chassi O 500 RSDD 8×2 de 4 eixos é indicado para carroçarias de até 14 ou 15 metros de comprimento, nas configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com assentos e piso inferior exclusivo para bagagens).
Itens do Pacote Fuel Efficiency
High Torque – aumento de torque para OM 457 LA de 360 cv
Visctronic – controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador
Sistema que desacopla a embreagem a fim de economizar combustível em declives
Compressor de ar com otimização de energia
Nova parametrização do câmbio automatizado GO 240
EIS – sistema de desligamento automático do motor
Outras tecnologias com foco na redução do custo operacional
RKM – sistema de recuperação de energia elétrica
Top Brake – freio-motor auxiliar
Retarder – sistema auxiliar de freio
TPMS – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
(Diário do Transporte/Jessica Marques e Alexandre Pelegi)