Jornal do Carro
Duas montadoras de luxo são as que têm melhor reputação entre as marcas de carros que atuam no mercado nacional, segundo segundo a consultoria brasileira DOM Strategy Partners. No entanto, nenhuma fabricante de veículos aparece entre as 50 mais bem colocadas da lista.
A consultoria brasileira divulgou resultados da edição de 2018 da Reputation Index, pesquisa que abrange 22 setores da economia, inclusive o automotivo. O estudo está em sua sexta edição consecutiva.
São avaliadas 37 atributos das maiores mil empresas, relacionados aos critérios credibilidade e imagem.
Entre os que mensuram a credibilidade estão confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa. Já entre os relacionados à imagem estão representatividade da marca, conexão emocional e contribuição nacional.
A consultoria ouviu consumidores, clientes, colaboradores e acionistas das empresas listadas entre agosto e novembro de 2018. Foram feitas entrevistas pessoais (com 2.200 entrevistados) e online (6 mil).
Para cada critério, os entrevistados avaliaram as empresas entre zero e 100%, gerando notas de zero a dez.
Com isso, a consultoria chegou às 50 empresas com melhor reputação no País.
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade – no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.
Montadoras com melhor reputação
A DOM Strategy divulgou quais são as três montadoras mais bem colocadas na pesquisa de empresas com melhor reputação no Brasil. Desse grupo, em primeiro lugar apareceu a Mercedes-Benz, com 7,32 pontos.
A alemã ficou apenas um pouco à frente da BMW, sua nova aliada na indústria automobilística, que obteve 7,29 pontos.
A terceira colocada entre as montadoras é a Fiat. A marca italiana somou 7,21 pontos, de acordo com a DOM Strategy.
Satisfação
Dos estudos que ranqueiam montadoras no Brasil, o mais famoso é o realizado pela J.D. Power. O levantamento da consultoria norte-americana é feito apenas com clientes, e mede a satisfação dos consumidores com a venda e o pós-venda.
No ano passado, a J.D. Power passou a incluir montadoras de carros de luxo no estudo. No de vendas, a BMW ficou com o primeiro lugar na última pesquisa.
Já no de pós-vendas, deu Mercedes. A marca obteve melhor pontuação até mesmo que a Toyota, que ficou em primeiro lugar no ranking de montadoras com carros mais generalistas (atuam em diversos segmentos e não são de nicho, diferentemente das de luxo).
Campeãs do estudo de reputação
As empresas de tecnologia são os destaques do Reputation Index. A Google ficou em primeiro lugar, seguida pela Apple. Em seguida, aparecem respectivamente os bancos Itaú-Unibanco e Bradesco. A Ambev fecha o “top 5”.
A Johnson&Johnson apareceu na sexta colocação, seguida por Facebook, em sétimo, e Natura, em oitavo. O Boticário foi a nona colocada e a Nestlé, décima. (Jornal do Carro)