Montadoras com melhores reputações no Brasil

Jornal do Carro

 

Duas montadoras de luxo são as que têm melhor reputação entre as marcas de carros que atuam no mercado nacional, segundo segundo a consultoria brasileira DOM Strategy Partners. No entanto, nenhuma fabricante de veículos aparece entre as 50 mais bem colocadas da lista.

 

A consultoria brasileira divulgou resultados da edição de 2018 da Reputation Index, pesquisa que abrange 22 setores da economia, inclusive o automotivo. O estudo está em sua sexta edição consecutiva.

 

São avaliadas 37 atributos das maiores mil empresas, relacionados aos critérios credibilidade e imagem.

 

Entre os que mensuram a credibilidade estão confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa. Já entre os relacionados à imagem estão representatividade da marca, conexão emocional e contribuição nacional.

 

A consultoria ouviu consumidores, clientes, colaboradores e acionistas das empresas listadas entre agosto e novembro de 2018. Foram feitas entrevistas pessoais (com 2.200 entrevistados) e online (6 mil).

 

Para cada critério, os entrevistados avaliaram as empresas entre zero e 100%, gerando notas de zero a dez.

 

Com isso, a consultoria chegou às 50 empresas com melhor reputação no País.

 

Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade – no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.

 

Montadoras com melhor reputação

 

A DOM Strategy divulgou quais são as três montadoras mais bem colocadas na pesquisa de empresas com melhor reputação no Brasil. Desse grupo, em primeiro lugar apareceu a Mercedes-Benz, com 7,32 pontos.

 

A alemã ficou apenas um pouco à frente da BMW, sua nova aliada na indústria automobilística, que obteve 7,29 pontos.

 

A terceira colocada entre as montadoras é a Fiat. A marca italiana somou 7,21 pontos, de acordo com a DOM Strategy.

 

Satisfação

 

Dos estudos que ranqueiam montadoras no Brasil, o mais famoso é o realizado pela J.D. Power. O levantamento da consultoria norte-americana é feito apenas com clientes, e mede a satisfação dos consumidores com a venda e o pós-venda.

 

No ano passado, a J.D. Power passou a incluir montadoras de carros de luxo no estudo. No de vendas, a BMW ficou com o primeiro lugar na última pesquisa.

 

Já no de pós-vendas, deu Mercedes. A marca obteve melhor pontuação até mesmo que a Toyota, que ficou em primeiro lugar no ranking de montadoras com carros mais generalistas (atuam em diversos segmentos e não são de nicho, diferentemente das de luxo).

 

Campeãs do estudo de reputação

 

As empresas de tecnologia são os destaques do Reputation Index. A Google ficou em primeiro lugar, seguida pela Apple. Em seguida, aparecem respectivamente os bancos Itaú-Unibanco e Bradesco. A Ambev fecha o “top 5”.

 

A Johnson&Johnson apareceu na sexta colocação, seguida por Facebook, em sétimo, e Natura, em oitavo. O Boticário foi a nona colocada e a Nestlé, décima. (Jornal do Carro)