Programa Woman da Volkswagen Caminhões e Ônibus aumenta contratação de mulheres

ShopTrans

 

“Nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, entendemos que, quanto mais diverso o ambiente de trabalho for, mais eficiente e inovador ele se torna.” A frase da gerente-executiva de Qualificação & Desenvolvimento da VWCO, Fernanda Simão, sintetiza a ideia por trás do programa Woman, que a empresa implantou em 2015.

 

Atuando para aumentar a presença feminina na organização, na identificação e no desenvolvimento de mulheres para posições de liderança, a iniciativa já conseguiu dobrar o percentual de mulheres em cargos executivos, além de atingir outras marcas expressivas.

 

“Temos mulheres em cargos de liderança em áreas que, até recentemente, eram consideradas exclusivamente masculinas. Nosso patamar de mulheres em cargos executivos está acima do encontrado na média do setor automotivo, mas, claro, nós queremos ir além”, afirma Fernanda.

 

De acordo com Fernanda, durante o último ano, o número de mulheres contratadas na Volkswagen Caminhões e Ônibus foi similar ao de homens. Com isso, a presença feminina apresentou aumento em todas as áreas de negócios da empresa.

 

O programa Woman é liderado por Recursos Humanos e conta com o apoio de muitas colaboradoras, que promovem workshops, palestras e fóruns para troca de experiências. “O Programa Woman tem um propósito abrangente, de valorização da força de trabalho, por meio de programas sob medida e na identificação e desenvolvimento de suas futuras lideranças femininas”, conclui Fernanda. (ShopTrans)