Volvo FH540 assume liderança das vendas de caminhões

AutoIndústria

 

Com a saída de cena do Scania R440, deixado de ser produzido em dezembro do ano passado para dar lugar a uma nova geração de caminhões da marca, seu maior rival do mercado, o Volvo FH540, passou ocupar o topo do ranking de vendas da Fenabrave, tanto no mercado em geral quanto no segmento no qual atua, o de pesados.

 

Ao fim do primeiro bimestre, o modelo da fabricante de Curitiba (PR) acumulou 775 unidades vendidas, volume que representou participação de 11,75% das vendas de pesados, de quase 3,2 mil unidades negociadas, ou ainda 5,6% de todo o mercado, que registrou no período 13,7 mil caminhões emplacados.

 

O desempenho registado até agora pelo veículo da Volvo colocou uma vantagem significativa em relação ao Mercedes-Benz Actros 2651, o segundo colocado, com 635 emplacamentos nos dois primeiros meses do ano, ou 9,6% dos negócios de pesados.

 

Vendas expressivas também mostrou até aqui o Volkswagen Delivery 11.180, o terceiro mais negociado do mercado e líder dos caminhões médios, com 538 unidades vendidas, o que concede ao veículo amplo domínio de 47,4% do mercado da categoria, de 1,1 mil unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano.

 

Outro Volkswagen, o leve Delivery 9.170 também já se apresenta como modelo que dificilmente será tirado da liderança da categoria. Nos dois primeiros meses do ano, o mercado absorveu 488 unidades do veículo, desempenho que representou 28,6% das vendas de leves no bimestre, de 1,7 mil caminhões.

 

Em quinto lugar no ranking, o Volvo FH460 acumulou no primeiro bimestre 472 unidades emplacadas, o mesmo que 7,16% das vendas de pesados. Aliás, a categoria segue como a maior força do mercado. Os quase 3,2 mil caminhões pesados licenciados nos dois primeiros meses do ano, representaram 46,6% das vendas totais do mercado interno. (AutoIndústria/Décio Costa)