Chinesa Didi faz aliança com montadora Baic para veículos conectados

UOL Tecnologia/Reuters

 

A companhia chinesa de transporte urbano por aplicativo Didi Chuxing, controladora da brasileira 99, anunciou nesta segundafeira que montou uma joint-venture com a montadora chinesa de veículos Baic, numa estratégia para desenvolvimento de carros conectados.

 

A aliança, chamada de Baic-Xiaoju New Energy Auto Technology, quer desenvolver a “próxima geração de sistemas de veículos conectados”, disse a Didi, maior empresa de transporte urbano por aplicativo da China.

 

A parceria é a primeira entre a Didi e a estatal Baic e segue-se a uma aliança semelhante acertada pela Didi com a Volkswagen, no ano passado.

 

No Brasil, a companhia informou que a parceria da Didi começará com testes na China, e conforme os projetos forem desenvolvidos, serão incorporados nos outros mercados onde a empresa atua.

 

A crescente popularidade de serviços de transporte por aplicativo em cidades congestionadas como Pequim e São Paulo está mostrando sinais de redução na posse de veículos pelos consumidores.

 

Isto pode ter sérias consequências para as montadoras de veículos e está forçando companhias como a Volkswagen a reinventarem seus modelos de negócios para buscarem futuras áreas de geração de receita. (UOL Tecnologia/Reuters/Yilei Sun, Norihiko Shirouzu e Cate Cadell)