iCarros
Um tipo de estada mítica povoa a imaginação de muitos brasileiros que gostam de dirigir. São as “Autobahnen”, o intricado sistema de rodovias alemãs onde, em diversos trechos. Não há um limite definido de velocidade para veículos de passeio. Assim, que pode, anda com o pé embaixo sem medo de ser pego em um radar, por exemplo. No entanto, o governo está cogitando colocar um fim na “Autobahn” por questões ambientais.
Um comitê governamental na Alemanha já tem em mãos um rascunho de projeto de lei onde pede o fim das estradas sem limite de velocidade, alegando que a atitude ajudaria o país a cortar a emissão de gases na atmosfera, evitando assim pesadas multas da União Europeia caso o país não atinja suas metas de redução de emissões.
O projeto prevê um limite de 130 km/h para os carros, ainda impensável para a realidade brasileira, mas muito menos do que os próprios alemães estão acostumados a andar em suas estradas, geralmente entre 160 e 200 km/h.
Além disso, o projeto também prevê que as marcas tenham cotas previstas de vendas de carros elétricos na participação total de suas vendas, além de aumentar os impostos sobre a gasolina e retirar os incentivos fiscais ao diesel. (iCarros/Thiago Moreno)