Diário de Uberlândia
Quem acompanha os lançamentos de carros ao redor do mundo sabe que janeiro tem o Salão de Detroit, que começa nesta semana. Mas é bom marcar a CES (sigla de Consumer Electronics Show) no calendário também. A feira de eletrônicos tem se tornado o evento preferido das fabricantes, já que os carros estão deixando de ter motores a combustão para virarem produtos cada vez mais tecnológicos. Um exemplo claro é a Mercedes. A empresa deixou de participar do Salão de Detroit para fazer de Las Vegas o palco de estreia do novo CLA. Os comandos de voz para acionar os sistemas de GPS e de assistência à condução foram aprimorados, segundo a marca alemã. O sistema passa a aceitar ordens mais complexas e também acionamento por gestos. O novo CLA deve estrear no Brasil em 2020. A Nissan levou uma evolução do Leaf. O carro elétrico na versão E+ oferece autonomia maior, sendo capaz de rodar por 363 km, além de elevar a potência do motor para equivalente a 200 cv. Também fora de Detroit, a BMW exibiu o para-brisa que vira uma tela para ser usada em carros autônomos. Ela é capaz de exibir filmes, jogos, navegar na internet ou mostrar o GPS em tamanho real. Na mesma linha está a Audi, mas usando um óculos de realidade virtual. Com ele, os passageiros podem jogar com os movimentos reais do veículo.
O BMW X2 ganhou motorização flex em toda a sua linha. Antes disponível apenas para a de entrada, a opção bicombustível agora também chega às configurações 2.0, que partem de R$ 211.950. O motor é o mesmo utilizado anteriormente: um 2.0 turbo de quatro cilindros com 192 cavalos de potência e 28,6 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado. Com o câmbio automático de 8 marchas e tração dianteira, o X2 vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, segundo a marca. A velocidade máxima é de 225 km/h. A versão mais em conta do X2 2.0 é a sDrive20i GP, que custa R$ 211.950. A sDrive20i GP M Sport X, de R$ 246.950, acrescenta teto solar elétrico panorâmico, rodas aro 19, chave presencial, retrovisores externos com função memória, rebatimento e aquecimento, head-up display e navegador GPS. Elas se somam à sDrive18i GP, que custa R$ 191.950 e usa um 1.5 de três cilindros de 136 cv. (Diário de Uberlândia/Fernando Pedroso)