Jeep mantém liderança no mercado de SUVs

AutoIndústria

 

Com crescimento das vendas acima da média do mercado, a marca Jeep encerrou o ano na liderança do segmento brasileiro de SUVs, com seus dois modelos presentes no ranking dos cinco veículos do gênero mais vendidos no País. O Compass foi líder pelo segundo ano consecutivo, com 60,3 mil emplacamentos, uma vantagem de mais de 11 mil unidades frente ao segundo colocado, o Hyundai Creta (49 mil licenciamentos).

 

As vendas do Compassa tiveram expansão 22,6% sobre o ano anterior e as do Renegade, o quinto colocado, cresceram 20,9% no mesmo comparativo, com total de 46,3 mil licenciamentos.

 

“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, destacando-nos em um mercado cada vez mais exigente e disputado”, avalia Tania Silvestri, diretora comercial da Jeep Brasil e do brand Jeep América Latina. “Nosso desafio em 2019 é fazer mais e melhor, sempre com foco no foco do cliente, para manter a liderança e ganhar maior participação de mercado”.

 

No total, as vendas da marca Jeep atingiram 106.954 unidades, alta de 21,3% em relação a 2017. Com o desempenho de 2018, o Compass ficou entre os dez veículos mais vendidos no Brasil, considerando todas as categorias e segmentos.

 

O resultado positivo da Jeep levou a FCA, Fiatt Chrysler Automobiles, a crescer levemente acima da média do mercado de automóveis de comerciais leves – altas de, respectivamente, 14% e 13,8%. A fabricante encerrou o ano com 433,8 mil veículos emplacados e uma participação de 17,5% nas vendas internas.

 

“Foi um ano importante, marcado pela gradual recuperação do mercado, no qual nossas marcas se posicionaram bem”, comenta o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa. “Avançamos em nossa estratégia de reforçar nossos vínculos com os clientes e estamos preparados para continuar a crescer em 2019 e nos próximos anos, enquanto aceleramos nossos investimentos na expansão e renovação de nossa gama de produtos”.

 

Além de liderar o segmento de SUVs com a marca Jeep, a FCA foi a primeira colocada, com a marca Fiat, nos segmentos de picapes e veículos comerciais.

 

Com 67 mil emplacamentos e crescimento de 23% frente a 2017, a Strada manteve a liderança no mercado de picapes. Também foi positivo o desempenho da Toro, com 58 mil emplacamentos e expansão de 15% nas vendas. No segmento de vans, a Fiat atingiu 39% de participação, com 16 mil unidades comercializadas em 2018.

 

Outros modelos Fiat que se destacaram foram o Cronos e o Argo. Lançado em 2018, o Cronos alcançou o patamar de 30 mil carros vendidos no ano passado. O Argo superou a marca de 63 mil carros, um crescimento de 126% em comparação com 2017.

 

“Foi um ano importante, em que mantivemos nossos investimentos, tanto na modernização do Polo Automotivo Fiat, de Betim, e do Polo Industrial de Córdoba, na Argentina, quanto no desenvolvimento de novos produtos”, ressalta Herlander Zola, diretor comercial da Fiat Brasil e do brand Fiat na América Latina. “Lançamos modelos importantes, como o Cronos e o Novo Ducato, e pudemos testar com sucesso a reação do público a nossas propostas no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo”. (AutoIndústria)