Diário do Transporte
Com um maior número de empresas renovando as frotas, comprando ônibus zero quilômetro, o comércio de modelos usados teve um recuo em todo o ano de 2018.
De acordo com dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores, que reúne revendedores e concessionárias de todo o País, enquanto o mercado nacional de ônibus emplacou 19.150 unidades, número 26,83% maior que o volume de todo o ano de 2017, as vendas de veículos de transportes coletivos novos e seminovos teve um recuo de 4,09%, comercializando 46.372 unidades. Em 2017, foram vendidos 48.348 ônibus usados.
Os números dos ônibus zero quilômetro você relembra neste link:
Habitualmente, estão entre os consumidores de ônibus usados, sistemas com menos exigências por parte do poder público, contratações emergenciais, viações de menor porte, fretamento e até particulares.
Em relação a marcas e modelos, o ranking de usados não se difere muito dos novos, o que é comum no mercado, já que quanto mais novos uma marca consegue emplacar, à frente estes veículos vão representar vendas maiores entre os seminovos.
Mercedes-Benz, Volkswagen e Marcopolo (miniônibus Volare) ocupam as três primeiras colocações, somando 85,32%. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)