Autopeças faturam 18,9% a mais até novembro

AutoIndústria

 

A indústria de autopeças teve alta de 18,9% no seu faturamento total no período de janeiro a novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. O melhor desempenho foi o das exportações em reais, que cresceram 27,5% no mesmo comparativo.

 

Em sua pesquisa conjuntural divulgada na sexta-feira, 11, o Sindipeças destaca que na passagem interanual nota-se a efetiva recuperação prevista para o setor, com variações positivas em todos os canais de venda. As vendas para as montadoras expandiram-se em 19,3% e o mercado de reposição ampliou negócios em 7,6%. As exportações em reais evoluíram 12,3 e os negócios intrassetoriais cresceram 14,6.

 

O Sindipeças destaca ainda a recuperação do nível de emprego do setor, com alta de 8,5% no acumulado do ano. Também é positivo o índice de utilização da capacidade instalada no parque fabril, que ao longo de 2018 cresceu 5%. Em novembro, a capacidade ociosa do setor estava em 33%.

 

Segundo a entidade que representa a indústria de autopeças no País, o desempenho em novembro foi negativo em relação a outubro, devido principalmente ao menor número de dias úteis. A queda mensal no faturamento foi de 4,4%, mas é importante ressaltar que em outubro a receita do setor foi 9,1% superior à de setembro. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)