Diesel sobe 2,5% nas refinarias, anuncia Petrobras

Diário do Transporte

 

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro de 2019, o novo valor do diesel das refinarias. A estatal aplicou um reajuste de 2,5%, válido a partir desta quinta-feira, dia 10, o que elava o preço do litro do combustível de R$ 1,8545 para R$ 1,9009.

 

O preço nas refinarias, no entanto, não é o mesmo nas bombas. Há uma cadeia de combustíveis, formada por refinarias, distribuidoras e postos, que acaba definindo na ponta o custo real do combustível.

 

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificante (Fecombustíveis) explica que os valores praticados pela Petrobras correspondem a cerca de um terço do preço pago pelo consumidor nos postos, e lembra ainda que é necessário considerar os custos dos impostos, fretes, margens de lucro, que acabam impactando na formação do preço final.

 

A Petrobras aplicou o último reajuste no dia 1º de janeiro de 2019, de 2,52%, após o fim do programa de subvenção do combustível implantado pelo governo Temer em resposta à greve dos caminhoneiros, no fim de maio de 2018.

 

O programa foi criado para reduzir o preço do diesel, a uma das principais reivindicações da categoria.

 

Enquanto o governo federal se preocupou em atender aos caminhoneiros, o setor de transporte coletivo segue sem política pública específica de apoio.

 

No caso do combustível, um dos maiores fatores de impacto no custo da operação do transporte público e, portanto, na formação do preço da tarifa, um levantamento da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, divulgado em agosto de 2018, apontava que nos últimos 19 anos o aumento do óleo diesel foi 254,1% superior à inflação medida pelo IPCA e 171,5% superior ao valor da gasolina no mesmo período. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)