Jornal do Carro
As vendas diretas tiveram grande representação nas vendas em 2018, com 42,95%. O varejo, porém, ainda ditou a maioria das vendas. E, nesse ranking, um dos carros que mais chamam a atenção é o VW Fox.
As vendas diretas são as realizadas da montadora diretamente para empresas e alguns grupos de consumidores, como pessoas com necessidades especiais (PCD) e produtores rurais, por exemplo. Taxistas também estão nesse grupo.
Essas vendas têm, geralmente, descontos bem acima dos praticados no mercado. Eles são concedidos pela própria montadora ou pelo governo, caso do público PCD.
Já as vendas no varejo são as feitas nas concessionárias para o cliente final, sem privilégios especiais. Por isso, traduzem mais o desejo e a aceitação do consumidor brasileiro, pois não dependem de bons contratos.
Em 2018, as vendas no varejo tiveram um ranking bem semelhante ao geral. Porém, alguns modelos que não fizeram bonito apenas nessa modalidade. Com a soma das vendas diretas, não foram tão bem.
VW Fox e outros destaques
Considerando o ranking geral, o VW Fox foi apenas o 22º carro mais vendido do ano passado. Porém, quando o assunto é varejo, o modelo veterano vai muito melhor.
Nesse caso, ele foi o décimo modelo mais emplacado de 2018. O VW Fox ficou, por exemplo, bem à frente do Volkswagen mais vendido do Brasil no ano passado, o Gol – que foi apenas o 15º mais vendido no varejo.
Outro Volkswagen que ganha posições no varejo é o Virtus. O modelo vai da 20ª colocação para a 13ª.
Um dos que mais se dão bem quando o assunto é venda para o cliente final na concessionária é o Honda HR-V. O carro foi o sexto mais vendido no varejo em 2018. No geral, foi 16º.
O Corolla também ganha posições nesse ranking. Em 2018, ficou com a oitava, ante a 11º na lista que soma as vendas diretas. (Jornal do Carro)